Comunicação no Conpeex capa

Confira como foi o trabalho de comunicação no 15º Conpeex

Em 19/10/18 11:49.

Estande no Centro de Eventos reuniu profissionais e estagiários da Secom, TV UFG e Rádio Universitária para a cobertura do evento

Os órgãos ligados à comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) marcaram presença nos três dias do 15º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex). Um estande montado no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, reuniu profissionais, bolsistas e estagiários da Secretaria de Comunicação (Secom), da TV UFG e da Rádio Universitária.

O trabalho integrado e coletivo de comunicação garantiu uma modalidade de cobertura inédita da programação nos diversos veículos e plataformas, contribuindo para a divulgação do mais importante evento acadêmico-científico-cultural da Universidade.

Secom realiza coberturas jornalísticas e oferece minicurso

Repórteres e fotógrafos da Secom realizaram coberturas jornalísticas de várias atividades do Conpeex. Foram 17 matérias produzidas e veiculadas no Portal UFG e nas redes sociais. Confira:

Maior e mais forte, 15º Conpeex dá início a ampla programação
Conpeex 2018: a quem serve a ciência?
Mostra de Inovação aproxima universidade e sociedade
Ciar e MediaLab lançam livro sobre Acessibilidade
Inclusão científica é tema de debate
Encontro debate desafios regionais nas pesquisas em biodiversidade
Exposição retrata fotografias do século XIX
Minicurso foca aprendizagem baseada no trabalho em equipe
Um futuro sustentável passa pelos biocombustíveis
UFG apresenta suas pesquisas no Dia C da Ciência
Olimpíada de Empreendedorismo premia vencedores
Profissão de bibliotecário e leitura são temas de palestra
Dia C da Ciência rompe os muros da universidade
Mesa-redonda debate formação de professores para a educação básica
Minicurso aborda uso de ferramentas tecnológicas no ensino
Lançado livro sobre Educação, Matemática e Inclusão Escolar
Mesa-redonda debate estágio curricular na UFG

A equipe de Jornalismo da Secom também ofereceu o minicurso Divulgação da ciência na mídia, dentro da programação do Conpeex. O minicurso foi ministrado pela jornalista Carolina Melo e pela servidora técnico-administrativa Michele Martins, com a participação de integrantes da Rádio Universitária e da TV UFG.

Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Química da UFG conheceram aspectos teóricos e práticos da relação entre ciência e sociedade, como conceitos de divulgação científica, cultura científica, técnicas de produção jornalística e assessoria de imprensa e o relacionamento entre profissionais da imprensa e pesquisadores. Os estudantes também tiveram oportunidade de conhecer mais sobre os principais canais de comunicação da Universidade.

A diretora de Produção e Conteúdo Vanessa Bandeira, a produtora Aline Leão e o jornalista Divino Rufino, da TV UFG, falaram sobre as rotinas de produção do programa Viver Ciência, que realiza coberturas das pesquisas desenvolvidas pela UFG. A jornalista Silvânia Lima, da Rádio Universitária 870 AM, falou sobre o programa Intercampus, que aborda os principais temas da Universidade.

Conpeex nas redes sociais

O 15º Conpeex também movimentou as redes sociais da UFG. Além de divulgar as atividades do evento nos perfis oficiais da Universidade no Facebook e no Twitter, a equipe de redes da Secom interagiu com os participantes, repostando fotos dos estudantes no stories do Instagram. Imagens marcadas com a #EuNoConpeexUFG também apareceram no telão do evento.

Identidade visual reforça temática do evento

Todo o trabalho de criação da identidade visual do 15º Conpeex foi realizado pela equipe de Publicidade Institucional da Secom. Foram três meses de trabalho para a concepção e desenvolvimento das peças. Produzidas em diversos formatos e criadas para diferentes aplicações, incluindo outdoors, elas ressaltaram o tema do evento: Ciência para redução das desigualdades. A marca remete à 10ª meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que consta na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comunicação no Conpeex

Cerimonial coordenado pela equipe de Relações Públicas

A cerimônia de abertura do 15º Conpeex seguiu o protocolo oficial, sob a coordenação da equipe de Relações Públicas da Secom. Além de abrir os trabalhos do congresso, a solenidade marcou o início da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Estado de Goiás.

A organização de um evento de grande porte começa meses antes, com a concepção da solenidade, contato com as autoridades federais, estaduais e municipais, definição do roteiro, culminando com a realização do cerimonial no dia da abertura. Integrantes da equipe também prestaram atendimento ao público no estande Comunicação UFG.

TV UFG promove interação com o público

A participação da TV UFG no Conpeex teve como objetivo principal reforçar a imagem da emissora junto aos públicos internos e externos à UFG. No estande Comunicação UFG, os visitantes foram convidados a tirar fotos para as mídias sociais, uma forma de promover engajamento com o público, além de divulgar os perfis oficiais da Universidade e das emissoras de TV e Rádio.

Durante os três dias de Conpeex, a TV UFG exibiu ao vivo em sua página no Facebook boletins com informações sobre o evento e debates do Conexões Jovem, gravados em um estúdio montado na área externa do Centro de Eventos. Os debates tiveram temáticas relacionadas ao evento, sendo exibidos na programação da TV UFG durante a semana e disponibilizados também no canal da emissora no YouTube.

Ainda durante o Conpeex, a TV UFG lançou uma nova campanha institucional com o mote Nosso encontro é na TV UFG. Peças da campanha foram exibidas nos telões internos do Centro de Eventos, em banners posicionados em pontos estratégicos do local e também na programação da emissora e em suas mídias sociais.

Comunicação no Conpeex

Rádio Universitária faz transmissão ao vivo do Conpeex

A Rádio Universitária inovou ao levar seu estúdio para o estande Comunicação UFG. Toda a programação da emissora foi feita ao vivo do Centro de Eventos, com flashes das atividades do Conpeex e entrevistas com participantes do congresso.

Cerca de 30 pessoas participaram da transmissão, entre técnicos, jornalistas e estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Além da cobertura radiofônica, a participação da Rádio Universitária se estendeu às redes sociais, nos perfis oficiais da emissora no Facebook e no Instagram.

Comunicação no Conpeex

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Institucional CONPEEX Secom TV UFG Rádio Universitária