capa livros acessibilidade

Ciar e MediaLab lançam livro sobre Acessibilidade

Em 16/10/18 11:16.

A obra Acessibilidade: práticas culturais e tecnologias assistivas para a cidadania faz parte de coletânea dedicada a tecnologias assistidas

 

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 

Foi lançado no dia 16/10, durante o 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex/UFG) o livro Acessibilidade: práticas culturais e tecnologias assistivas para a cidadania. A publicação foi organizada pelos professores Ana Bandeira, Cleomar Rocha e Vanessa Santana, em uma parceria entre o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG) e o MediaLab. A obra traz uma coletânea de artigos dedicados a tecnologias,  especialistas e produções sobre tecnologias assistivas na literatura e nos videogames e um ensaio fotográfico que destaca o olhar de pessoas com deficiência, e faz parte da coleção Invenções, editada pelo MediaLab.

livros acessibilidade Ciar MediaLAB

Lançamento do livro ocorreu durante o 15º Conpeex, no Câmpus Samambaia

 

A professora Marília Goyaz diretora do Ciar/UFG destacou o trabalho colaborativo da obra e lembrou que no último edital da Capes o Ciar obteve a aprovação de dois cursos de especialização na área de inclusão. A professora Vanessa Santana frisou a competência da equipe envolvida na produção da obra. "Além de tecnologia, eu percebo que o MediaLab e o Ciar tem carinho e amor em tudo o que fazem", completou.

Já o professor Cleomar Rocha, coordenador do MediaLab,  lembrou a priorização que o laboratório dá para o tema. "A acessibilidade tem um espaço privilegiado em tudo o que fazemos. Acessibilidade é um valor que move o MediaLab", afirmou. A professora Ana Bandeira reforçou a ideia colaborativa que norteou os trabalhos e agradeceu a parceria dos demais professores na produção.

Por fim, a vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves, afirmou que a inclusão é um pilar da atual gestão da UFG e que todas as ações realizadas na área colaboram também para a permanência dos estudantes que ingressam na UFG. Wagner Bandeira, coordenador de Produção Mutimidia do Ciar aproveitou a oportunidade para convidar os participantes para conferirem as versões digitais da coleção que foi publicada online de forma completamente responsiva.

Após a abertura, houve a distribuição gratuita de exemplares do livro.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias CONPEEX lançamento de livros