20181017_172534

Dia C da Ciência rompe os muros da universidade

Em 17/10/18 19:13.

Diversas atividades foram realizadas no dia 17/10 visando demonstrar como a ciência está próxima e ao alcance de todos

Texto e fotos: Caroline Pires

Durante todo o dia de hoje, 17/10, diversos pontos da cidade de Goiânia receberam atividades do Dia C da Ciência. Além de tornar público pesquisas e conhecimento científico da UFG, as atividades convidaram a sociedade a perceber o quanto a ciência está em tudo que existe. Como parte das ações realizadas, o Parque Vaca Brava recebeu professores e estudantes da Faculdade de Nutrição da UFG que apresentaram aos participantes o teor elevado de gordura e açúcares de alimentos industrializados, cálculo do Índice de Massa Corporal de voluntários e realização pesquisa para entender como os participantes entendem a ciência.

20181017_172726

Aqueles que passaram pelo local foram convidados a conhecer melhor os alimentos que ingerem

A professora Aderuza Horst, uma das coordenadoras da atividade, destacou o papel que a universidade tem para a ciência e a sua popularização. "A ciência é para todos. E tudo o que conseguimos usufruir hoje de tecnologia e bem-estar vêm de pesquisas. A Universidade é para todos", afirmou. A ação foi realizada por alunos e professores do Grupo de Pesquisa em Genômica Nutricional e a Liga Acadêmica de Nutrição.

20181017-WA0042.jpg

Voluntários foram convidados a responder um quiz sobre o que entendem por ser ciência

A professora Cristiane Cominnet, também da Fanut, ressaltou que a experiência foi fundamental para os estudantes. Na parte da manhã o grupo realizou atividade nutricional em uma escola de ensino fundamental e em um berçário. Adriele Joice, nutricionista formada na UFG e integrante da Liga de Nutrição, afirmou que eventos como o Dia C da Ciência respondem ao tripé ensino, pesquisa e extensão da Universidade, aproximando a comunidade da academia. Já Isabel Monteveque, aluna do 3o periodo de Nutrição, apontou que esse contato com a comunidade é fundamental para sua formação acadêmica. "Essa é a primeira atividade que participo da Liga de Nutrição, tenho certeza que irá colaborar muito na minha formação", afirmou.

20181017-WA0036.jpg

No periodo matutino foram realizadas atividades em um escola pública

Uso do sódio na alimentação

Em atividade simultânea,  um condomínio no setor Nova Suíça também recebeu ação do dia C da Ciência. Os participantes da atividade avaliaram amostras de pães para que fosse averiguado a aprovação do produto com o teor readequado em diversos níveis.

A partir das notas dadas, será possível definir parâmetro da aceitabilidade de sódio em pães de formas. Os voluntários ainda receberam orientação sobre os riscos do uso de sódio de maneira exagerada na alimentação e ganharam uma amostra de sal de ervas. A atividade foi coordenada pela mestranda Cláudia Lobo que realiza pesquisa sob orientação da professora Tânia Ferreira da Faculdade de Nutrição da UFG.

20181017-WA0034.jpg

Participantes avaliam amostras de pães com teor reduzido de sódio

Fonte: Secom/UFG