capa exposição de fotografia sec.XIX

Exposição retrata fotografias do século XIX

Em 16/10/18 16:06.

Estudantes de jornalismo realizaram curadoria e montagem da exposição

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Abner Marcelo e Samuel Leão

Em mais uma atividade de reocupação do Pátio das Humanidades, por parte do Programa Topofilias, começou no dia 15 de outubro a exposição "A Fotografia no Século XIX: inventores, primeiros processos e registros". A exposição foi organizada por estudantes da disciplina de Fotografia Básica do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Informação da UFG, sob orientação da professora Lisbeth Oliveira. A exposição está na programação do 15º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG (Conpeex 2018).

Exposição de fotos Séc.XIX.. inventores, primeiros processos e registros

Visitantes poderão conferir a exposição no Pátio da Humanidades, Câmpus Samambaia

Na tarde do dia 16 de outubro um grupo de estudantes visitou a exposição como parte de uma atividade do minicurso sobre como construir exposições: “A intenção é que eles vejam na prática e analisem aspectos positivos e negativos do material”, afirmou a professora Lisbeth Oliveira que também ministrou a oficina.

Os estudantes da disciplina escolheram 23 fotos que retratam a história da fotografia do século XIX desde o seu surgimento em 1833 com Hercule Florence, que inventou a fotografia em terras brasileiras seis anos antes de ela ser patenteada na França. “Ressaltamos esse dado para valorizar a participação do Brasil na história da fotografia” afirma a professora Lisbeth Oliveira. As fotografias escolhidas pelos estudantes destacam curiosidades e fatos da história da fotografia vistas do ponto de vista dos estudantes. Renato Silveira, do 6o período de Jornalismo foi um deles: “A oportunidade de ajudar na composição da exposição nos mostra um pouco do que é a expografia, um campo novo de trabalho um pouco ligado a Museologia e que também faz parte do aprendizado da técnica fotográfica”, explica. Além da escolha das fotos, montagem das molduras e da exposição os estudantes também confeccionaram puffs de pneus e cordas para permitir uma melhor contemplação da exposição.

Exposição de fotos Séc.XIX

Outras exposições fotográficas também ocorrem paralelamente no Pátio das Humanidades. A exposição sobre a Fotografia no Século XIX vai até o dia 15 de novembro.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Última hora