Apresentação UFG

A UFG é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, que objetiva produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação e o desenvolvimento da sociedade. Ao longo dos seus mais de 60 anos de história, a UFG diversificou e ampliou sua atuação e hoje possui 104 cursos de graduação presenciais e 22 mil estudantes, distribuídos em três câmpus nas cidades de Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia. Além disso, a universidade possui um polo na cidade de Firminópolis. Na capital, a UFG conta com o Câmpus Aparecida de Goiânia, o Câmpus Colemar Natal e Silva (Praça Universitária) e o Câmpus Samambaia. No Câmpus Goiás, a UFG oferece 7 cursos divididos em duas Unidades Acadêmicas Especiais. Além da graduação, a UFG atua na Educação Básica, e ainda oferece 78 cursos de pós-graduação stricto sensu entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais, com mais de 4.200 alunos.

Algo fundamental a saber: a UFG é uma Universidade pública, laica e gratuita. O que isso quer dizer? Que ela pertence a todos, independentemente de crença religiosa, classe social, orientação sexual, raça/cor, filiação ideológico/partidária ou qualquer outra especificidade. Também quer dizer que ela é mantida por fundos públicos federais, ou seja, oriundos dos impostos pagos por todos nós.

E mais: a UFG é um lugar onde o respeito à diversidade sociocultural e a liberdade de expressão são valores centrais, resguardados pelo Estatuto da Universidade, que assegura o respeito a todos e ao pluralismo de ideias, sem discriminação de qualquer natureza.

Vídeo Institucional da UFG.

Confira a Galeria de ex-reitores.

Missão
Ser uma universidade dedicada à formação de pessoas, em um ambiente intelectualmente virtuoso, decorrente da produção do conhecimento, obtida por meio da pesquisa acadêmica e da produção artística e cultural.

Visão
A UFG, até 2030, deve consolidar-se como instituição de referência para o processo de desenvolvimento social, econômico e institucional de Goiás, bem como ampliar seu alcance nacional e internacional, tendo como fundamentos a valorização das pessoas, a sustentabilidade, os valores da democracia e da liberdade.

A visão institucional deve ter em conta a qualidade de vida das pessoas, a preservação do Cerrado brasileiro, dos valores culturais, da memória e da arte regionais.

I- laicidade;
II- indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
III- gratuidade do Ensino, cuja manutenção é responsabilidade da União;
IV- respeito à liberdade, à diversidade e ao pluralismo de ideias, sem discriminação
de qualquer natureza;
V- universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade;
VI- defesa da qualidade de ensino, com orientação humanística e preparação para o
exercício pleno da cidadania;
VII- defesa da democratização da educação – no que concerne à qualidade, à gestão,
à igualdade de oportunidade de acesso e condição para a permanência – e com a
socialização de seus benefícios;
VIII- defesa da democracia, estímulo à cultura, à arte e ao desenvolvimento científico,
tecnológico, socioeconômico e político do país ;
IX- defesa da paz, dos direitos humanos e do meio ambiente; e
X- diálogo e cooperação entre os seus câmpus.

Nossa_UFG_quem_somos_nova.jpg