Lais Thomaz - SRI

SRI lança editais e incentiva ampliação dos intercâmbios presenciais

Em 21/02/22 13:46.

Em 21/2 foi publicado edital para intercâmbio de estudantes de universidade nos Estados Unidos

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Carlos Siqueira

Nesta segunda-feira (21/2), a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG publicou edital para intercâmbio de estudantes da Escola de Agronomia na Hawkeye Community College (HCC), nos Estados Unidos. São duas vagas para estudantes de graduação, com inscrições entre 24  de fevereiro e 14 de março.

A oportunidade é uma das primeiras ações da nova gestão da SRI, que pretende ampliar o fluxo de intercâmbios presenciais, após dois anos de diminuição dessas ações em decorrência da pandemia de covid-19. “Em menos de um mês já lançamos vários editais, ainda que com todas as restrições e cuidados sanitários”, ressalta a secretária Laís Thomaz.

A nova secretária da SRI também chama atenção para outro edital aberto, de proficiência em Espanhol, voltado aos discentes de graduação e de pós-graduação da UFG interessados em realizar mobilidade em países de língua espanhola. As inscrições vão até o dia 14 de março. Laís lembra que a proficiência em Espanhol é requisito, por exemplo, para buscar a mobilidade pela Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), da qual a UFG faz parte. De acordo com a secretária, essa é a Associação com o maior número de possibilidades para a comunidade da UFG atualmente: são 16 bolsas para estudantes de graduação, 12 para estudantes de pós-graduação, cinco para técnicos-administrativos e dez para professores. “Quem busca uma oportunidade internacional deve estar preparado para quando estes editais são lançados, por isso é importante se atentar para provas de proficiência da língua e mesmo a obtenção de passaporte”, incentiva Lais.

O incentivo ao intercâmbio é apenas uma das novas ações da SRI, visto que a “internacionalização é um indicador da excelência”, segundo Laís. Ela ressalta que a UFG entende a internacionalização como “um conjunto de estratégias e ações que visa à integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global no objetivo, nas funções e/ou na oferta de educação superior, com vistas à melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo, de forma relevante, para a sociedade”.

Equipe

Nova titular da SRI, Lais Thomaz é professora do curso de Relações Internacionais da UFG, foi coordenadora do Núcleo de Estudos Globais (NEG) e é coordenadora do Programa de Extensão Politizar. No currículo, tem experiências internacionais como intercâmbio no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa; curso de mandarin e cultura chinesa na Universidade de Hubei, China; pesquisadora visitante na Georgetown University; especialista em Lobbying pela American University em Washington e em Bruxelas.

A secretaria adjunta da SRI foi assumida pela professora da Faculdade de Odontologia Rejane Ribeiro-Rotta, graduada pela UFG, fundadora do Centro Goiano de Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia da UFG (CGDB-FO-UFG) e da Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG (CGIS-UFG). Na experiência internacional, conta com doutorado sanduíche na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos; pós-doutorado pela Universidade de Malmo, na Suécia; desenvolvimento de cooperação bilateral de pesquisa Brasil-Bélgica (Leuven University) e coordenação do Programa Linnaeus-Palme de intercâmbio entre Brasil e Suécia.

Saiba mais

Reitoria apresenta novos gestores da Secretaria de Infraestrutura

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas apresenta planos para a gestão 2022-2025

SRI lança editais e incentiva ampliação dos intercâmbios presenciais

Prograd prioriza valorização do ensino em diferentes níveis e ações

Prae tem o desafio de aumentar número de estudantes atendidos

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias SRI