Luciana de Oliveira Dias

UFG cria secretaria para reunir e organizar ações de inclusão

Em 14/02/22 09:57.

Secretaria de Inclusão será dirigida pela professora da FCS Luciana de Oliveira Dias

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Wesley Menezes

Luciana de Oliveira Dias

A UFG começou o ano de 2022 realizando mais uma ação pioneira em instituições públicas de ensino superior no Brasil: a criação da Secretaria de Inclusão (SIN). A SIN é uma unidade administrativa superior da Universidade que vai atuar no desenvolvimento, fortalecimento e concretização de políticas e ações de reconhecimento da diferença e da diversidade, de inclusão de segmentos societários historicamente discriminados e de promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento.

A titular da Secretaria é a professora da Faculdade de Ciências Sociais Luciana de Oliveira Dias, conhecida por ações em movimentos antirracistas e contra a LGBTfobia. A nomeação dela foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (11/2). Luciana destacou que a SIN vai reunir e organizar em um mesmo lugar ações muito preocupadas com a inclusão que estavam pulverizadas na UFG.

“Acreditamos que reunindo essas ações poderemos transformá-las em políticas da Universidade e a importância disso é a possibilidade de torná-las permanentes, independentes da gestão”, justificou.

A secretária de Inclusão ressaltou que a preocupação da UFG com a inclusão não é algo novo: “Embora a SIN seja uma ação pioneira em termos de expressão para a Universidade, é fundamental destacar que nossos passos vêm de longe, tem todo um histórico que chega até o UFGInclui, e além do UFGInclui, passos importantes que foram dados no passado que fizeram com que a gente chegasse até esse momento favorável para a criação da Secretaria.”

A SIN está funcionando provisoriamente no prédio da Reitoria da UFG, mas em breve terá um local próprio próximo ao Restaurante Universitário do Câmpus Samambaia.

Reitoria apresenta novos gestores da Secretaria de Infraestrutura

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas apresenta planos para a gestão 2022-2025

SRI lança editais e incentiva ampliação dos intercâmbios presenciais

Prograd prioriza valorização do ensino em diferentes níveis e ações