Felipe Martins Terra PRPG

Nova gestão da PRPG foca apoio a stricto sensu e expansão da lato sensu

Em 18/02/22 13:50.

Professor do Instituto de Química Felipe Terra Martins é o novo pró-reitor de Pós-Graduação

O novo titular da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor do Instituto de Química (IQ), Felipe Terra Martins, destaca dois pontos principais para a nova gestão da pasta, para a qual foi nomeado em 19 de janeiro último: o apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu, que compreendem os cursos de mestrado e doutorado, e a expansão da pós-graduação lato sensu, que inclui os cursos de especialização e programas de residência.

Atualmente, a UFG conta com 64 programas de pós-graduação stricto sensu e 80 cursos de pós-graduação lato sensu (incluindo a residência médica com 34 especialidades e três programas de residência multiprofissional em saúde). Sobre a pós stricto-sensu, o pró-reitor destaca o apoio aos programas. “A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG assumirá cada vez mais o protagonismo norteador da trajetória dos programas de pós-graduação stricto sensu, provendo todo suporte necessário para consolidação e evolução dos nossos cursos de mestrado e doutorado através da formação de recursos humanos de excelência, de maneira inclusiva, segura e consistente, sempre conectada aos anseios da sociedade brasileira sem se distanciar da fronteira da ciência mundial”.

No caso dos cursos lato sensu, Martins ressalta a importância das oportunidades para os profissionais e a interação dos graduados com a pós. “Os cursos lato sensu podem ser entendidos como um elo de integração entre a graduação e os cursos de mestrado e doutorado, além de serem oportunidades de aperfeiçoamento e atualização profissional. Neste sentido, as especializações reaproximam muitos profissionais à Universidade. A expansão e consolidação da pós-graduação lato sensu merecem muita atenção nossa”.

Para o novo pró-reitor, a pós-graduação, seja ela lato sensu ou stricto sensu, enfrenta um grande desafio: a escassez de recursos. “Vivenciamos isso nos recentes cortes de bolsas nas agências de fomento e na redução drástica de investimento em pesquisa, retornando a patamares de décadas atrás, somada ao cenário de possíveis mudanças nas políticas de avaliação e acompanhamento da pós-graduação nacional, o que nos projeta um horizonte nebuloso, em que a conexão com a sociedade assumirá papel fundamental no enfrentamento dos desafios postos”, alertou Martins.

Equipe
O novo pró-reitor é professor do Instituto de Química da UFG. É doutor em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Farmacêuticas e graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas. Foi coordenador do programa de pós-graduação em Química da UFG entre os anos de 2019 e 2021, onde desenvolve pesquisas relacionadas a insumos farmacêuticos e materiais avançados.

Para adjunto da PRPG, foi nomeado o professor da Faculdade de Letras Wilson José Flores Junior, doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da UFG entre 2017 e 2018 e presidente da Comissão de Ética da UFG em 2019.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias PRPG