Notícias

Ver todas

Jornal UFG

Ver Todas

Eventos

  • Arte Ciclo de Seminário

    Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

    16 - 09

    Para assistir ao evento, clique aqui ou aqui

    Para se inscrever na palestra 1 de 16/9/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 2 de 30/9/21, clique aqui

    Para se inscrever na palestra 3 de 14/10/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 4 de 28/10/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 5 de 11/11/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 6 de 25/11/21, clique aqui

    Para se inscrever na palestra 7 de 9/12/21, clique aqui 

    Arte Ciclo de Seminário

    CARTAZ PAISAGENS PTBR

    Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

    O Paisagens de aquém e além-mar é um projeto que inclui um ciclo de Seminários que nasce da vontade de promover um diálogo sobre as paisagens culturais portuguesas e brasileiras, a partir do olhar de diversos especialistas nacionais e internacionais e da experiência e vivência dos participantes brasileiros e portugueses, contribuindo para um entendimento sobre o carácter e a relação da Paisagem e Arquitetura Paisagista Portuguesa e Brasileira nos tempos de hoje, tendo como base abordagens precursoras. As paisagens de Gonçalo Ribeiro Telles e Burle Marx e o Museu da Fundação Gulbenkian e a Embaixada de Portugal em Brasília são alguns dos pontos de partida na procura daquilo que nos aproxima. O objetivo é contribuir para o entendimento sobre qual o papel da evolução desta Paisagem e da Arquitetura Paisagista para as cidades de hoje e a sua contribuição para se pensar o ordenamento dos nossos territórios e para o desenho das cidades do futuro, nos seus desafios contemporâneos, e em questões como a biodiversidade, saúde, a adaptação às alterações climáticas, bem como a promoção do património urbano-ambiental e inclusão e coesão social.
    Através de uma parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a Universidade Federal de Goiás, Rio de Janeiro e Estadual Paulista e a Universidade do Porto, através do Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências e o CIBIO-InBIO, a Universidade de Évora e de Lisboa. Organiza-se
    um Ciclo de Seminários e debates online, transmitidos ao público em geral pelos canais sociais da Universidade Federal de Goiás e da Universidade do Porto.
    Além do Ciclo de Seminários com 7 encontros que ocorrerão a cada 15 dias, a partir de 16 de setembro, contará com 2 exposições : Gonçalo Ribeiro Telles e Rosa Grena Kliass. Esta proposta e demais ações relacionadas se configuram como eventos paralelos do 27o Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela UIA.

    Objetivo: o ciclo de seminários pretende fomentar o debate sobre o diálogo entre Portugal e Brasil sobre a
    Arquitetura Paisagista.

    Estrutura: o Seminário está estruturado em sete temas. Cada tema reunirá especialistas das diferentes universidades, além de outros convidados, que se apresentarão em módulos.

    Formato do seminário: on-line, por módulos, através da plataforma Streamyard, disponibilizado no youtube Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade do Porto.

    Duração de cada módulo: 1h30 (em média 4 palestrantes e no final debate)

    Período: 16 de setembro a 9 de dezembro de 2021 (a cada 15 dias às 18h-hora de Portugal), com um total de 15 módulos.

    Forma de participação: evento gratuito com inscrição via Sympla.

    Contatos: https://www.fc.up.pt/paam/ | @paisagensdeaquemealemmar| ciclopaisagensptbr@gmail.com

  • Conecta Pós

    Conecta Pós

    17

    Conecta Pós

    A Universidade Federal de Goiás  acaba de ganhar o “Conecta Pós”,  programa que visa intensificar a interação  da UFG com empresas e governos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento  do  Centro-Oeste.

    O novo programa será lançado oficialmente nesta sexta-feira (17), a partir das 17 horas, em uma live especial no YouTube da UFG.

    Entre os convidados para o evento estão Maria Zaira Turchi, da Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq, Otávio Laje Filho, presidente da Associação  Pró-desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e o professor Jorge Audy, cofundador do Parque  Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade  Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

    Será um encontro de muitas  reflexões sobre inovação. Participe!
    Assista ao lançamento do Conecta Pós no YouTube : https://www.youtube.com/watch?v=bKB6hdii2Tw--

    O Conecta Pós compreende que o conhecimento produzido nas universidades é um patrimônio à disposição da sociedade e atinge ainda mais pessoas quando atrelado ao desenvolvimento de políticas públicas e geração de novos produtos e serviços que vão ao encontro de demandas do setor produtivo.

    Saiba mais sobre o programa: https://jornal.ufg.br/n/146016-conecta-pos-conexao-entre-ufg-governos-e-empresas-para-inovacao

  • CONFERENCE_SET_DESIGN

    I International Conference on Television Set Design

    20 - 25

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento. 

    CONFERENCE_SET_DESIGN

    A cenografia na televisão é tema da I International Conference on Television Set Design, que será realizada de forma virtual, entre os dias 20 e 25 de setembro de 2021. O evento é voltado para estudantes e profissionais de arquitetura, design, direção de arte, artes cênicas e áreas afins que buscam saber mais sobre cenografia televisiva, área pouco explorada nas universidades e no mercado.

    Nesta primeira edição, a conferência será dividida em palestras e mesas-redondas com a participação de nomes importantes da área, como os brasileiros Rodrigo Rocca, Paulinho Pessoa, Leila Bueno e Ricardo Bueno; António Polainas e Bruno de Lima Santos, ambos com atuação em Portugal; e Oswaldo Perrenoud, que atua na Itália.

    As discussões abordarão processo criativo, sustentabilidade, iluminação, video mapping, dentre outros assuntos relacionados à cenografia televisiva.

    A conferência foi idealizada pela professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), Viviane de Sousa Cruz e Silva, que coordena o Laboratório de Luz e Cena (Laluce/UFG), juntamente com a TV UFG, emissora educativa e cultural ligada à instituição.

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento. 

     

  • Programação 15a Primavera dos Museus 2021

    15ª Primavera dos Museus - “Museus: perdas e recomeços”

    20 - 23

    Para assistir ao evento, clique aqui

    Programação 15a Primavera dos Museus 2021

    15ª Primavera dos Museus - “Museus: perdas e recomeços”

    “Museus: perdas e recomeços” é o tema da 15ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que convida os museus a oportunizarem reflexões e comunicações acerca dos papéis dos museus diante dos cenários sociais de mudança e ressignificação. O Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult Goiás), convida a todas as pessoas para participarem da programação de quatro noites, pensada para compartilhar com os públicos sobre a preservação do patrimônio cultural. Em “Convergências de Experiências e Conhecimentos: novos caminhos”, é proposto o debate quanto a quem, o quê, quando, onde, porquê e como preservar. Quanto se tem a perder quando não há preservação e como é possível recomeçar?

    De iniciativa do Setor de Conservação e Restauro da Coordenação de Museologia do MA/UFG, a atividade será um primeiro momento de uma ação continuada que tem como objetivo fortalecer a preservação do patrimônio cultural salvaguardado nos museus do Estado de Goiás. Convidamos você a participar e contribuir no momento de compartilhamento de experiências quanto à conservação, documentação museológica, projetos e ações de salvaguarda e demais ações de comunicação de memórias. O evento, em formato de aulas abertas e mesas redondas, terá sua abertura no dia 20 e seguirá até 23 de setembro, sempre às 19h, no canal do Museu Antropológico. Não será necessária a inscrição prévia e haverá emissão de certificados mediante lista de presença disponibilizada no momento da live.

Ver todos

Fique Atento

  • Webinário 2-8 a 18-10-21 (1)

    Webnário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais

    02 - 18

    Para assistir à aula 1, 2 de agosto de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 2, de 16 de agosto de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 3, de 23 de agosto de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 4, de 20 de setembro de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 5, de 18 de outubro de 2021, clique aqui

     

    Webinário 2-8 a 18-10-21 (1)

    Webnário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais

    Em uma fricção entre Arte, História e Antropologia o evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Performances Culturais da UFG, em parceria com a PROEC/CCUFG/UFG, busca fomentar reflexões interdisciplinares sobre as performances culturais em suas várias manifestações e coloca em diálogo docentes do PPGPC com pesquisadores e pesquisadoras de outras universidades e grupos de pesquisas dedicados aos de estudo das performances.

     

    1. 02/08/2021, das 19h às 21h

    AULA INAUGURAL:

     

    PERFORMANCE E HISTÓRIA

                                   Antônio Herculano Lopes (Fundação Casa de Rui Barbosa)

                                   Mediação: Profa. Dra. Nádia Weber (PPGPC-UFG)

     

    1. 16/08/2021, das 19h às 21h

    Victor Turner e Antropologia da Performance

                                   Prof. Dr. John Dawsey (NAPEDRA/USP)

                                   Mediação: Profa. Dra. Luciene Dias (PPGPC-UFG)

    1. 23/08/2021, das 19h às 21h

    GESTO (Grupo de Pesquisa em Oralidade e Performance/UFSC)

                            Profa. Dra. Vania Cardoso (UFSC), Prof. Dr. Scott Head (UFSC), Profa.   Dra. Evelyn Schuler Zea (UFSC) e Profa. Dra Viviane Vedana (UFSC)

                            Mediação: Profa. Dra.  Luciana Hartmann (Unb; PPGPC-UFG)

     

    1. 20/09/2021, das 17h às 19h

    Artivismo: poéticas e performances *

                                   Prof. Dr. Paulo Raposo (ISCTE – PORTUGAL; CRIA - Centro em Rede De                                                              Investigação Em Antropologia)

                                   Mediação: Profa. Dra. Geórgia Cynara (PPGPC-UFG; UEG)

     

    1. 18/10/2021

    Escrita acadêmica performática... Escrita f(r)iccional: pureza e perigo

                                   Profa. Dra. Luciana Lyra (UERJ)

                                   Mediação: Profa. Dra. Renata de Lima Silva

     

    FOTO: Flávia Honorato / Performance: ECOPERFORMANCE- KUNDZOB: ÁRVORE-CORPO / Performer: Luciano Luc

    FONTE: Proec/UFG

  • Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

    Goyaz 2001 + 20: Patrimônio mundial, qual humanidade?

    30 - 13

    Para assistir ao evento, clique aqui

    Clique aqui para se inscrever 

    Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

     

    A data de 13 de dezembro de 2021 marca os 20 anos de conquista do título de Patrimônio Mundial, outorgado pela UNESCO à Cidade de Goiás, em cerimônia realizada na cidade de Helsinque, Finlândia. O evento, que iniciará dia 30/08/21 a 13/12/21, tem como propósito criar um espaço de reflexão e debates sobre os efeitos da patrimonialização da (e na) cidade, desde os tombamentos de imóveis isolados e do Conjunto Urbanístico do Largo do Chafariz na década de 50, ao tombamento da poligonal em 1978, até o reconhecimento pela UNESCO, em 2001, e rerratificação do tombamento, em 2004.

    Uma questão que norteia este evento é: quais os impactos de todos os reconhecimentos, em nível estadual, nacional e mundial para a cidade, em termos de melhorias das condições de vida de seus habitantes, aumento de emprego e renda, e no fluxo de pessoas e capitais? Mas além destes fatores de ordem estrutural, espera-se, sobretudo, observar como a categoria “patrimônio mundial” foi apropriada e ressignificada pelos moradores da cidade e como a partir deste processo de reflexividade alguns grupos iniciaram uma demanda por reconhecimento, identidade e pertencimento.

    Este evento visa possibilitar que o conhecimento gerado nas instituições de ensino locais e regionais (UFG Goiânia e Goiás, UEG e IFG) seja compartilhado com a (e na) Cidade de Goiás em diálogo com os moradores, as associações civis e organizações não governamentais. São dezenas de monografias, dissertações e teses, artigos científicos e livros, produzidos tanto pelas três instituições proponentes, quanto por instituições de ensino e pesquisa de outras regiões do Brasil. Além do mais, há um debate que se adensa e se complexifica na própria cidade, em vários grupos, que contribui sobremaneira para este processo de reflexividade sobre “para que servem os patrimônios?”.

    A realização do evento é uma parceria entre a UAECSA do Câmpus Goiás com o Neap (Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais) da FCS (Faculdade Ciencias Sociais) do Câmpus Goiânia.

    Mais informações sobre o evento podem ser encontradas clicando aqui.

    As dúvida podem ser enviadas para o seguinte e-mail: goyaz2001.20@gmail.com

  • v congresso extensao agum 13 a 15-9-21

    V Congresso Extensão da AUGM

    13 - 15

    Trabalhos devem ser enviados para submissão até 1 de julho de 2021

    Para saber mais sobre o evento, clique aqui

    v congresso extensao agum 13 a 15-9-21

     

    V Congresso Extensão da AUGM

    A Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) realizará o V Congresso de Extensão Universitária, entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021, em formato virtual. 

    Esta edição do Congresso será sediada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a temática  “Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável”. O evento contará com uma conferência de abertura, três mesas redondas e oito oficinas.

    Convidamos os extensionistas a submeterem trabalhos  divididos em 5 eixos temáticos: Institucionalização da Extensão Universitária; Produção Artística e Cultural; Desenvolvimentos Sustentável, Estado e Sociedade; Formação de Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão; e Comunicação e Redes.

    A Submissão encerra no próximo dia 01/07/2021. Seguem em anexo as informações sobre congresso e o template para a submissão de trabalho.

    Para mais informações, já está disponível o site do evento: www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/augm.

  • 2º Diálogos em tempo de cólera

    2º Diálogos em tempos de cólera

    15 - 03

    Conheça o site do evento, clicando aqui

    O período de inscrições é de 9 a 14 de setembro de 2021. Para se inscrever no evento, clique aqui 

    2º Diálogos em tempo de cólera

     

    2º Diálogos em tempos de cólera

    O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da Faculdade de Educação (Neppec/FE/UFG) , em comemoração aos seus 20 anos de formação e pesquisa, promoverá a segunda edição do curso livre "Diálogos em tempos de cólera", nesta ocasião intitulado "2º Diálogos em tempos de cólera", o que ocorrerá, inicialmente, a partir de seis encontros, no formato de mesas redondas.
     
    O objetivo geral do curso é promover discussões pelas linhas de pesquisa que constituem o Neppec, promovendo diálogos e reflexões entre a universidade e a comunidade externa.
     
    O curso livre é uma proposta de educação não-formal. Significa o mínimo de formalidade possível e não se exige critérios como conhecimentos prévios, relação com a instituição proponente ou idade. Os participantes serão avaliados pelo registro de presença nos encontros e por uma avaliação do curso que será solicitada ao final do mesmo. Em virtude da pandemia da covid-19,o curso será desenvolvido por meio da plataforma virtual de conferência - RNP.

Mundo UFG discute a pandemia e os seus efeitos nos mais pobres

Rádio UFG

Simpósio promovido pelas IFES de Goiás discute s dimensões, impactos e consequências da crise da Covid-19

A UFG

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 102 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e mais de 28 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Reitoria UFG
Localização
Regional Goiânia
Regional Goiás
Clique para carregar o mapa

Câmpus Samambaia

Avenida Esperança s/n

Câmpus Colemar Natal e Silva

5ª Avenida - Setor Leste Universitário

Câmpus Aparecida de Goiânia

R. Mucuri, s/n - St. Conde dos Arcos, Aparecida de Goiânia - GO, 74968-755

Clique para carregar o mapa

Campus Jatobá - Cidade Universitária

BR 364, km 195, nº 3800

CEP 75801-615

Campus Riachuelo

Rua Riachuelo, CP 03

CEP 75804-020

Clique para carregar o mapa

Campus I

Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120

Setor Universitário - CEP 75704-020

Campus II

Avenida Castelo Branco, s/n

Setor Universitário - CEP 75704-020

Clique para carregar o mapa

Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás