congresso brasileiro de parasitologia (2)

XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária

Evento

: Pousada dos Pireneus Resort: R. do Carmo, 80 - Chácara Mata do Sobrado, Pirenópolis - GO, CEP: 72.980-000

: 10 a 13 de Novembro 2024

congresso brasileiro de parasitologia (2)

XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária

A cidade de Pirenópolis, localizada a 128 km de Goiânia, será o palco do XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV) nos dias 10 a 13 de novembro de 2024. O evento é organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de membros do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) e da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), em colaboração com o Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Com o tema "Parasitologia Veterinária Aplicada: em busca de soluções e inovações", o congresso, pela primeira vez realizado em Goiás, espera atrair aproximadamente 700 participantes de todos os estados brasileiros, incluindo estudantes, pesquisadores e profissionais da medicina veterinária e áreas afins.

Interessados em participar já podem se inscrever pelo site do CBPV (https://cbpv2024.com.br) que segue um cronograma com alteração de valores de acordo com a categoria do participante e data de aquisição. A inscrição paga dará acesso à programação, showroom tecnológico, sessão de pôsteres, coffee breaks, kit do congressista e certificado de participação. Além do mais, a submissão de Resumos pode ser feita até o dia 26 de julho de 2024, e deve abordar pelo menos uma das três grandes áreas da Parasitologia, que são: Artropodologia, Helmintologia e Protozoologia e outros agentes transmitidos por vetores.

O professor Éverton Kort Kamp Fernandes, do Iptsp e presidente da Comissão Executiva do CBPV, ressalta que o evento terá um impacto significativo, especialmente devido ao aumento notável da participação de empresas do agronegócio e saúde animal nesta edição. Destaca-se a presença da farmacêutica americana Zoetis na categoria diamante, enquanto na categoria ouro figuram: MSD Saúde Animal, Elanco Saúde Animal, Boehringer Ingelheim Saúde Animal e Ourofino Saúde Animal. Na categoria prata estão as empresas como Champion Saúde Animal e Vetoquinol, e por fim, na categoria bronze estão, Biogénesis Bagó e Ceva Saúde Animal. A colaboração dessas empresas multinacionais e nacionais, líderes na indústria farmacêutica-veterinária, certamente contribuirá para enriquecer ainda mais o XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV) em Goiás.

“Quando começamos a pensar na programação do congresso, decidimos que seria muito importante trazermos a experiência de grandes empresas para dentro do evento, como também ajudar a estreitar esse caminho para estudantes de graduação e pós-graduação, pois eles já vêm sendo preparados para academia, portanto,  é crucial que eles percebam cada vez mais a indústria como mercado de trabalho e lugar para o desenvolvimento de suas pesquisas”, explica coordenador do congresso, Éverton Kort Kamp Fernandes, que também demonstra extrema gratidão por toda a equipe que tem trabalhado intensamente na preparação do congresso.

Parasitologia brasileira 

O presidente da Comissão Científica do CBPV e docente do instituto, Caio Márcio de Oliveira Monteiro fala com entusiasmo do evento, que reúne estudantes, professores e pesquisadores do ramo de todo o país. Além dos pesquisadores e estudantes da UFG, o XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV) contará com a participação de renomadas instituições ligadas à parasitologia no Brasil. Entre elas, destacam-se a Embrapa Pecuária Sudeste, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor do Rio Grande do Sul (IPVDF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista de Botucatu (Unesp), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A presença dessas instituições e seus respeitados pesquisadores prometem enriquecer ainda mais o debate científico  e o intercâmbio de conhecimentos  durante o CBPV.

O professor Caio Márcio de Oliveira Monteiro destaca a magnitude do evento, prevendo a submissão de aproximadamente 600 trabalhos para apresentações de pôsteres, com base em edições anteriores do CBPV. Ele enfatiza que, além dos pesquisadores, as empresas também desempenharão um papel crucial na avaliação e premiação dos melhores trabalhos. "Como é de praxe, teremos comissões científicas específicas para cada área, mas nesta edição, de forma inédita, teremos representantes das indústrias participando da avaliação. Isso é muito gratificante, pois demonstra o maior envolvimento dessas empresas com o evento." Monteiro  acrescenta que algumas das empresas parceiras e patrocinadoras estão propondo palestras e outras atividades para aprimorar ainda mais o congresso.

Parceiros 

A equipe organizadora inclui também o docente da EVZ e vice-presidente do CBPV, Felipe Silva Krawczak; o professor do Iptsp, Welber Daniel Zanetti Lopes, atuando como tesoureiro; e Diana de Lima Borges, responsável pela Secretaria Geral. Além disso, a Comissão de Apoio Local conta com a participação de outros docentes e estudantes dos programas de pós-graduação do Iptsp e EVZ, como o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP), o Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), além dos cursos de graduação em Biotecnologia e Medicina Veterinária, ambos da UFG.

O XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV) é realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A programação do evento será disponibilizada em breve e aproveite também para seguir o perfil no Instagram do XXII CBPV pelo @congressocbpv .

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP