20240403_151152

Exposição fotográfica "Cerrado,flores e abelhas"

Evento

: Faculdade de Farmácia da UFG. Térreo. Praça bloco B - R. 240, 406 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74.605-170

: 11 de Março 2024 às 08:00 a 03 de Maio 2024 às 08:00

20240403_151152

Exposição fotográfica "Cerrado,flores e abelhas"

"Cerrado, Flores e Abelhas” é uma exposição fotográfica que busca conscientizar o público da importância da preservação das abelhas para a polinização das flores nativas do Cerrado e cultivadas, e mostrar que mesmo no tronco de árvore morto, aparente sem vida, habitam várias abelhas de espécies diferentes. A maioria das plantas não realiza a autofecundação, e para que haja a propagação da espécie, é necessário que ocorra a polinização, um processo fundamental para que ocorra a reprodução das plantas, e formação de frutos e sementes. As abelhas são responsáveis por 75% da polinização para a produção de alimentos. Para evitar a diminuição da produção de alimentos e desequilíbrio ambiental, é necessário que haja a proteção das abelhas, para que elas não entrem em processo de extinção.
A exposição de fotografias faz parte do projeto de extensão “O Cerrado e suas faces: Conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental por meio da arte”. Esta ação de extensão tem como objetivo auxiliar na conscientização da população acerca da importância de se preservar o Cerrado e suas abelhas. O processo de conscientização é trabalhado por meio de poesias e exposições fotográficas de abelhas com e sem ferrão, associação com as flores nativas do Cerrado e cultivadas. Para tanto, as imagens e espécies foram fotografadas pela professora Tatiana de Sousa Fiuza (Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás - ICB/UFG), as abelhas identificadas pelo professor Pedro Vale de Azevedo Brito (ICB/UFG), as espécies botânicas pelo professor Heleno Dias Ferreira ICB/UFG), identificação dos pássaros pelo professor Jairson Araújo de Oliveira. Esta exposição conta com poesias inspiradas nas imagens escritas pelo poeta professor Luiz Carlos Cunha (Faculdade de Farmácia - FF/UFG) e colaboradores da FF/UFG professora Virgínia Farias Alves, professor José Realino de Paula, professor Edemilson Cardoso da Conceição, Elgia Procópio Diniz, Luiza Toubas Chaul, Gisana Cristina Alves Bueno, Pollyanna Bárbara Henrique, Luiza Toubas Chaul, Pollyanna, Ruama Cristine Teixeira Alves, Stone de Sá, Bárbara Henrique, coordenador do projeto: professor Pierre Alexandre dos Santos.