Capa notícias_EP 2024.png

EP 2024 espera receber cerca de 350 escolas de mais de 40 municípios

Em 22/04/24 11:43.

Evento de apresentação da UFG para estudantes do ensino médio será realizado nos dias 23/4 e 24/4

ARTE_ABERTA_2_POST

Começa na terça-feira (23/4), às 9h, o Espaço das Profissões 2024 (EP 2024) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento vai ser realizado no Câmpus Samambaia da UFG e vai envolver todas as 28 unidades acadêmicas e 70 dos 108 cursos de graduação da Instituição. Com o tema “O que  você quer ser dentro do universo da UFG?”, o EP 2024 estará concentrado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal e também nos centros de aulas e unidades acadêmicas.

O evento é uma oportunidade do estudante visitar a UFG in-loco, conversar com estudantes e professores da graduação para que vejam por si mesmos um pouco do que é fazer um curso universitário em uma das melhores universidades do País, que, além de tudo, é pública e gratuita. Ou seja, não tem pagamento de mensalidade.

Esta é a 15ª edição do EP. A primeira foi realizada em 2009 e desde então o evento tem crescido e atraído cada vez mais público. Segundo a pró-reitora adjunta de Graduação (Prograd) da UFG, Heliny Carneiro, está prevista a participação de aproximadamente 350 escolas do ensino básico de Goiânia e de mais de 40 municípios goianos. Há ainda uma escola da cidade de Primavera do Leste (MT). A expectativa de público gira em torno de 250 mil pessoas nos dois dias.

Os visitantes vão ser recepcionados por 2.135 monitores da graduação e da pós-graduação, além de professores. Todo o time está trabalhando nas salas interativas, logística e organização do evento.

“Queremos mostrar o universo da UFG para os estudantes para que eles conheçam melhor alguns dos nossos 108 cursos e saibam que ofertamos 4.494 vagas todos os anos pelo SiSU [Sistema Unificado de Seleção], gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que utiliza as notas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] para selecionar candidatos”, afirma Heliny.

Programação

A pró-reitora adjunta de Graduação destaca que “as atividades estão voltadas para explicar desde a forma de ingresso - o que pode ser encontrado aqui, como atividades de extensão, pesquisa, inovação, pós-graduação, - e a apresentações culturais e científicas na Rota de Cultura e Arte, na Rota de Ciências. Os meninos adoram vir aqui passear pelos espaços da Universidade, conhecer a biblioteca, o Museu de Anatomia, o Museu de Informática e tudo o mais que estiver dentro da nossa programação”.

Heliny complementa afirmando que no próprio Centro de Eventos, que é o ponto inicial da visitação ao Espaço das Profissões, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e interagir em atividades da TV UFG, Centro de Línguas, Instituto Confúcio, com a pós-graduação, com a Mostra Científica que vai mostrar um pouco de como é uma pesquisa científica, um microscópio; o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) também vai estar com a gente com o Pequi Mecânico e muitas outras atrações.

“O Câmpus Goiás também estará conosco, Secretaria de Inclusão (SIN), Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae). Vamos falar com eles e tirar dúvidas sobre bolsas de assistência estudantil, formas de inclusão, cotas, como entrar na Universidade, internacionalização, pesquisa, extensão e muito mais”, conclui a pró-reitora adjunta de Graduação.

Espaço das Profissões UFG 2024

Data: 23 e 24 de abril de 2024 (terça-feira e quarta-feira)

Horários: 9h às 19 horas (dia 23) e das 9h às 17h (dia 24)

Local: Universidade Federal de Goiás, Câmpus Samambaia, Goiânia