Notícias

Ver todas

Jornal UFG

Ver Todas

Eventos

  • dança

    VI Seminário de Dança da UFG - Dança e Educação: Realidades possíveis, criações de (re)existência. Que outros possíveis se anunciam?

    02 Ago a 06 Ago
    dança
    Com alegria, resistência e com vontade de encontros que nutram nossos caminhos e fortaleçam vínculos em defesa da arte e da educação. Enviamos o primeiro chamado para o VI Seminário do Curso Licenciatura em Dança. Comemorando 10 anos de existência do curso com o tema: 
     
    Dança e Educação: Realidades possíveis, criações de (re)existência. Que outros possíveis se anunciam?
     

    O evento, a acontecer entre 2 e 6 de agosto de 2021, é uma realização do curso de Dança da UFG e busca criar um ambiente que seja formativo através do compartilhamento de aprendizados entre docentes, discentes do curso de dança da UFG e estudantes e profissionais a nível local e nacional ligados à dança como área de trabalho. E congrega palestras, mesas de debate e apresentações cênicas e de pesquisas acadêmicas durante 5 dias
     

    Confira a programação

  • 4º EGOEEP nova data 27-6-21

    4º Encontro Goiano de Estudos de Engenharia de Produção

    23 Ago a 27 Ago

    Para se inscrever, clique aqui

    Para visitar o site do evento, clique aqui

     

     

    4º EGOEEP nova data 27-6-21

    4º Encontro Goiano de Estudos de Engenharia de Produção

    Data - 23 a 27 de Agosto de 2021

    Horário -18h às 22h

    Inscrições - Existem 2 tipos de inscrições pelo site

    • certificações e minicursos: concede o direito a participar de minicursos e obter certificações aplicáveis - (R$25,00)
    • publicação de trabalhos:  concede o direito a publicar trabalhos aceitos nos anais do evento - (R$ 5,00)

    Submissão de trabalhos: até o dia 31 de Julho de 2021 pelo site

    Mais informações: michaeldavid@ufg.br e nas redes sociais @egoeep

    Fonte: FCT UFG

  • v congresso extensao agum 13 a 15-9-21

    V Congresso Extensão da AUGM

    13 Set a 15 Out

    Trabalhos devem ser enviados para submissão até 1 de julho de 2021

    Para saber mais sobre o evento, clique aqui

    v congresso extensao agum 13 a 15-9-21

     

    V Congresso Extensão da AUGM

    A Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) realizará o V Congresso de Extensão Universitária, entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021, em formato virtual. 

    Esta edição do Congresso será sediada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a temática  “Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável”. O evento contará com uma conferência de abertura, três mesas redondas e oito oficinas.

    Convidamos os extensionistas a submeterem trabalhos  divididos em 5 eixos temáticos: Institucionalização da Extensão Universitária; Produção Artística e Cultural; Desenvolvimentos Sustentável, Estado e Sociedade; Formação de Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão; e Comunicação e Redes.

    A Submissão encerra no próximo dia 01/07/2021. Seguem em anexo as informações sobre congresso e o template para a submissão de trabalho.

    Para mais informações, já está disponível o site do evento: www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/augm.

  • mão_na_massa_II

    II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação

    19 Out a 22 Out

    mão_na_massa_II

     

    II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação

    O II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação: Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes é organizado e coordenado pelo Mão na Massa, um grupo de professores, professoras, pesquisadores, pesquisadoras e profissionais que busca promover investigações de processos estéticos e artísticos no diálogo entre Arte, Cultura e Educação em suas reconexões da/com a Abordagem Triangular.

    A Abordagem Triangular, sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa, contempla percurso epistemológico na arte e seu ensino há 30 anos. A professora e pesquisadora Ana Mae realizou a conferência de abertura na primeira edição do evento e tem participação confirmada neste II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação.

    O congresso aceita comunicações de relatos de experiências e pesquisas significativas e ressignificativas da/pela Abordagem Triangular. As submissões estão abertas de acordo com o cronograma abaixo e as proposições aceitas serão apresentadas pelos seus autores no evento que se inicia dia 19 de outubro.

    Inscrições para submissão de “Proposições de Experiências”

    De 19/07 até 19/08/2021

    Inscrição para participar de evento como “ouvinte”

    De 01/09 a 10/10/2021

    Inscrição para Submissão da “Pesquisa/Texto Inédito” Até 28/09/2021


    Para mais informações, acesse o site oficial do Mão na Massa: experiências [re]significativas

  • 2º Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças

    2º Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças

    28 Out a 29 Out

    Período de submissões de trabalhos: de 20 de julho a 19 de setembro de 2021

    Período de inscrições: de 20 de julho a  19 de outubro de 2021

    Clique aqui para acessar informações adicionais sobre o congresso e fazer a inscrição

     

    2º Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças

    2º Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças

    O 2º Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças, é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCONT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e tem como tema: O Papel da Ciência Contábil no Desenvolvimento da Sociedade, com o objetivo de proporcionar importantes debates, entre pesquisadores, profissionais e a comunidade, referente a questões importantes dos direcionamentos e contribuições da Ciência Contábil no desenvolvimento da sociedade, sobretudo, frente a cenários de incertezas.

    O tema proporcionará um debate entre pesquisadores, profissionais e a comunidade referente a questões importantes dos direcionamentos e contribuições da Ciência Contábil diante das situações desafiadores impostas pelos cenários de incertezas, buscando na experiência prática, teorias e em estudos empíricos evidenciar o papel da contabilidade no desenvolvimento da sociedade, e como pode contribuir para o futuro.

    O congresso é destinado a discentes dos cursos de graduação e pós graduação em Ciências Contábeis da UFG e de outras instituições de ensino superior pública e privada, docentes, pesquisadores e profissionais da área de contabilidade, controladoria e finanças, além de organizações de ensino, órgãos de representação de classe, e demais interessados nos temas discutidos. Todo o evento ocorrerá virtualmente nos dias 28 e 29 de outubro de 2021 no horário de 9h às 18h, com intervalos de almoço e entre blocos.

    As discussões serão concentradas nas seguintes áreas temáticas: auditoria e perícia, finanças, gestão e controladoria, contabilidade e finanças públicas e terceiro setor, educação e pesquisa em contabilidade, contabilidade societária, contabilidade, gestão e finanças no agronegócio.

     

Ver todos

Fique Atento

  • REVISTA-UFG-JULHO--02_Prancheta_1_cópia

    Lives "Docência em EJA no IFG: extensão no contexto da Pandemia Covid-19" e "Cidade e cinema: diálogos sobre questões de moradia e corpografias urbanas"

    03 Ago

    Para assistir ao evento, clique aqui.
    Para incluir em sua agenda, clique aqui.

    REVISTA-UFG-JULHO--02_Prancheta_1_cópia

     

    Docência em EJA no IFG: extensão no contexto da Pandemia Covid-19
    A live apresenta um relato de experiências a respeito de um minicurso de Formação Continuada em docência na Educação de Jovens e Adultos. As atividades foram realizadas com debate e diálogo entre docentes e cursistas. O processo foi fundamental para compreender a necessidade do fortalecimento das realizações de extensão no IFG, pelo seu papel social de oferta pública e gratuita de educação com qualidade.

    Painelistas: 
    Josué Vidal Pereira / Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG)
    Sebastião Cláudio Barbosa / Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG)

     

    Cidade e cinema: diálogos sobre questões de moradia e corpografias urbanas
    Descrição: Os convidados discutirão as possibilidades de utilização do cinema como ferramenta de transformação e linguagem, a fim de oportunizar espaços de debates e aprendizagem e apresentarão uma experiência que propõe o cinedebate como meio de compartilhamento de experiências, no intuito de apresentar pautas como lutas por moradia e o quanto aqueles que habitam no espaço urbano são afetados pelas dinâmicas sociopolíticas. 

    Painelistas:
    Alex Santana França / Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
    Matheus Guimarães Costa / Engenheiro Civil

     

  • DiálogosVirtual_Palestra_03_08_21

    Palestra "Base de Dados de Patentes: como elas podem ser úteis na sua pesquisa"

    03 Ago

    Para assistir, clique aqui

    Clique aqui para fazer a inscrição prévia e assegurar a obtenção do certificado

    DiálogosVirtual_Palestra_03_08_21

     

    Palestra "Base de Dados de Patentes: como elas podem ser úteis na sua pesquisa"

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Base de Dados de Patentes: como elas podem ser úteis na sua pesquisa”.

    Palestrante:

    Tatielle Gonçalves Gregório Barbosa é bacharel em química pela Universidade Federal de Goiás (UFG), bacharel em engenharia química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre em eletroanalítica pela  Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É servidora do INPI como Pesquisadora em Propriedade Industrial e atua como examinadora de patentes na área de Química Inorgânica desde 2017. 

    Ementa da palestra: 

    Inovação e Patentes. Estrutura Documento de Patentes. Informação Tecnológica. Classificação Internacional de Patentes. Base de Dados de Patentes. Programas Prioritários do INPI.

    Mediador:

    Luizmar Adriano Júnior é doutor em Física pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2017). Diretor Executivo do Parque Tecnológico Samambaia - UFG desde março/2019. Coordenador do Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnolgia (SPITT) da Agência UFG de Inovação desde setembro/2020. Integra o Comitê Executivo da Rede IPELAB de Laboratórios de Prototipagem desde dezembro/2019. Esteve na Diretoria Adjunta do Parque tecnológico Samambaia - UFG de janeiro/2018 a março/2019. Presidiu o Comitê Interno de Propriedade Intelectual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação de maio/2018 a maio/2020. Compõe a equipe do SPITT/UFG desde janeiro/2016. De 2014 a 2015 foi Supervisor Administrativo no Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI/UFG).

    Inscrições:

    - Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

    - Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

    - As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

    - Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra, portanto a certificação é mediante o preenchimento dos dois formulários.

    - Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

     

     

     

     

     

     

  • DiálogosVirtual_Palestra_26_08_21

    Palestra "Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o Desenvolvimento Brasileiro"

    26 Ago

    Para assistir à palestra, clique aqui

    Clique aqui para fazer a inscrição prévia e assegurar a obtenção do certificado

    DiálogosVirtual_Palestra_26_08_21

     

    Palestra "Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o Desenvolvimento Brasileiro"

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o Desenvolvimento Brasileiro”.

    Palestrante:

    Professor Sérgio Duarte de Castro. Economista. Doutor em economia pela UNICAMP com Pós-Doutorado pela Universtità Degli Studi Roma Tre. Professor titular da PUC-Go no Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (MDPT) e Pesquisador da REDESIST. Foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Vice-Presidente do Instituto de Gestão Tecnológica Farmacêutica (IGTF), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), pesquisador associado na Universidade de Paris XIII e professor convidado da Universidade de Paris I-Sorbonne no Master in Sustainable Territorial Development, além de consultor do Centro de Desenvolvimento da OCDE. E-mail: sergioucg@gmail.com  

    Ementa da palestra: 

    O sistema de Saúde, como sistema social fundamental, é indissociável dos serviços de saúde enquanto atividade produtiva que, por sua vez, constituem o núcleo de um amplo Complexo Econômico-Industrial (Ceis) de grande impacto econômico, envolvendo a indústria química, biotecnológica e farmacêutica, a de materiais e equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos, assim como serviços de tecnologia de informação e comunicação e outros intensivos em conhecimento. Além disso, abarca ainda em seu sistema produtivo a provisão de serviços de um conjunto de outros serviços e bens públicos - como saneamento, água, resíduos, habitação, educação –, assim como condições sociais e ambientais indispensáveis ao bem-estar. 

    A pandemia em curso escancarou a gravidade das desigualdades sociais no Brasil e os riscos da dependência do SUS a produtos e serviços importados, ressaltando a urgência de se avançar na garantia da saúde efetivamente universal de qualidade e na redução da dependência produtiva e tecnológica do país.  Pretende-se argumentar que o enfrentamento desses desafios podem se converter em motor para a retomada do crescimento em novas bases no Brasil, com um processo de desenvolvimento inovador e socialmente inclusivo, tendo a saúde e o bem-estar dos brasileiros como núcleo dinâmico. 

    Mediador:

    Tasso Leite - Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor da Escola de Agronomia (EA/UFG) e Assessor de Assuntos Institucionais da Reitoria - UFG

    Inscrições:

    - Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

    - Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

    - As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

    - Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

    - Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Mundo UFG discute a pandemia e os seus efeitos nos mais pobres

Rádio UFG

Simpósio promovido pelas IFES de Goiás discute s dimensões, impactos e consequências da crise da Covid-19

A UFG

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 102 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e mais de 28 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Reitoria UFG
Localização
Regional Goiânia
Regional Goiás
Clique para carregar o mapa

Câmpus Samambaia

Avenida Esperança s/n

Câmpus Colemar Natal e Silva

5ª Avenida - Setor Leste Universitário

Câmpus Aparecida de Goiânia

R. Mucuri, s/n - St. Conde dos Arcos, Aparecida de Goiânia - GO, 74968-755

Clique para carregar o mapa

Campus Jatobá - Cidade Universitária

BR 364, km 195, nº 3800

CEP 75801-615

Campus Riachuelo

Rua Riachuelo, CP 03

CEP 75804-020

Clique para carregar o mapa

Campus I

Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120

Setor Universitário - CEP 75704-020

Campus II

Avenida Castelo Branco, s/n

Setor Universitário - CEP 75704-020

Clique para carregar o mapa

Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás