Luz é tema da abertura do 12º Conpeex

Em 19/10/15 15:48.

Atividades do congresso ocorrem paralelamente à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Goiás

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

O Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da UFG foi palco, na manhã desta segunda-feira (19/10), da abertura simultânea da 12ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) e, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Goiás. Reitor da UFG, Orlando Amaral, vice-reitor, Manoel Chaves, pró-reitores e autoridades diversas receberam a comunidade universitária para o início das atividades e conferência de abertura, ministrada pelo professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), Vanderlei Salvador Bagnato.

Apresentação musical

A solenidade teve apresentação cultural do Grupo Trompetes do Cerrado, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG

Neste ano, ambos os eventos têm como tema Luz, ciência e vida, escolhido em função das comemorações do Ano Internacional da Luz, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. De acordo com a coordenadora geral do Conpeex, Claci Fátima Weirich Rosso, a temática estará presente durante toda a programação do congresso, que segue até o dia 21 de outubro e traz atividades como mini-cursos, mesas redondas, conferências, estandes, exposições, apresentações de trabalhos, planetário e espaço de saúde. “Temos como atividade central do evento as apresentações dos trabalhos científicos e culturais que envolvem a produção intelectual da pesquisa, do ensino e da extensão desenvolvidos na Universidade”, destacou e agradeceu a colaboração das equipes que se envolveram na organização.

Abertura Conpeex

Reitor da UFG lembrou importância da luz no desenvolvimento tecnológico

Aplicações e desenvolvimento

Uma das novidades da edição é um estande montado pela SED onde ocorrerão atividades sensoriais ligadas à luz. Para a superintendente de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da SED e coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Goiás, Rosidalva Lopes, o momento é oportuno para discutir os usos e potencialidades da luz para sociedade, como é o caso da produção de energia elétrica e seu uso racional. “É tempo de pensar na geração de luz por meio de ações inovadoras, com tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável, fornecendo soluções para os desafios desta área”, defendeu Rosidalva Lopes.

Durante a solenidade, o reitor da UFG, Orlando Amaral, também reconheceu a notoriedade dos estudos realizados por renomados cientistas na modernidade sobre a luz, que trouxeram grandes contribuições para a população. “A escolha da luz como tema do Conpeex foi muito feliz, pois dá oportunidade para todos entenderem e se maravilharem não apenas com a luz visível, essencial para os processos vitais, mas também com suas outras utilizações importantes para as ciências, desenvolvimento tecnológico, saúde, comunicações e tantas outras aplicações”, declarou agradecendo a participação de todos.

Abertura Conpeex

Coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia em Goiás enfatizou necessidade de empenho das instituições aproximação entre ciência e população

Estudos

Referência nos estudos de ótica quântica no Brasil, o físico e professor da USP Vanderlei Salvador Bagnato apresentou algumas reflexões sobre a luz e suas aplicações durante a conferência de abertura. Ele explicou que a luz é feita de eletricidade e se propaga em onda a partir de uma perturbação. Segundo o professor, toda fonte de luz vem de uma conversão de energia, seja ela elétrica, luminosa, química, mecânica ou nuclear.

No entanto, só é possível perceber a luz a partir do momento em que ela interage com a matéria e dependendo de sua frequência. É essa interação que produz o calor. “A matéria é constituída de átomos e moléculas que possuem carga. Quando a luz interage com a matéria ela pode chacoalhar a carga e produzir voltagem oscilante. A partir daí parte da carga emite luz de volta”, esclareceu Vanderlei Salvador Bagnato mostrando alguns experimentos para a plateia.

O físico alega que pesquisas, das quais ele participa, têm analisado a interação entre luz e matéria no tratamento de diversas doenças e no combate a vetores de doenças endêmicas. No Brasil, técnicas como a fotodinâmica já têm sido utilizadas com êxito em programas para tratar o câncer de pele. “As universidades desenvolveram um equipamento para detectar e tratar o câncer. Com a técnica, há 93% de chance de cura”, confirmou Vanderlei Salvador Bagnato e lembrou que em Goiás já existem centros especializados que fazem essa aplicação.

Abertura Conpeex

Professor da USP divertiu plateia ao fazer experimentos diversos para explicar fundamentos básicos da luz

Abertura Conpeex

Comunidade universitária lotou Centro de Cultura e Eventos para assistir a conferência de abertura