Media Lab Conpeex 2015

Media Lab monta espaço aberto à comunidade

Em 19/10/15 17:31.

Participantes do Conpeex podem utilizar aparelhos tecnológicos do laboratório

Texto: Wanessa Olímpio

Fotos: Adriana Silva

 

Dentro da programação do 12º Conpeex, o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) promove o Simpósio de Ações colaborativas. Além de palestras e mesas-redondas referentes aos projetos do laboratório, a iniciativa está proporcionando aos visitantes a possibilidade utilizar alguns dos seus equipamentos.

 

Aparelho pode ser guiado por controle remoto ou por Head Tracking, dispositivo que utiliza os movimentos da cabeça para controlá-lo

 

Dentre os dispositivos encontrados na Media Lab está um drone, que possui uma câmera que filma em alta definição. O equipamento é utilizado para trabalhos audiovisuais, para filmar em locais e em ângulos que não seriam acessíveis para um cinegrafista humano, de acordo com o designer e auxiliar técnico, Mateus Sperandio. Há também a possibilidade de ver em ação uma impressora 3D, utilizada para a impressão de objetos e até mesmo de próteses de mão. Além de experimentar uma realidade virtual em 3D, com os óculos Rift, através das telas inseridas em sua lente, o usuário pode se sentir em outros lugares, até mesmo andar de montanha-russa, explicou o coordenador do laboratório, o professor Cleomar Rocha.

 

Com modelos feitos no computador, impressora 3D possibilita a criação de diversos artigos

 

Controle de movimentos

Na tarde de segunda-feira (19/10) foram apresentados instrumentos com capacidade de direcionar movimentos. "O sensor cerebral, por exemplo, por meio de eletrodos colocados na cabeça da pessoa é capaz de identificar ações cerebrais do usuário e fazer com que objetos na tela do computador movam-se", explicou Cleomar Rocha. No exemplo demonstrado, era possível movimentar um cubo.

 

Sensor memoriza alguns tipos pensamentos, como cores, que serão utilizados como comandos nas ações

 

Entre os equipamentos que utilizam realidade virtual está o Leap Motion, que possui um sensor que capta os movimentos da mão e proporciona uma interação entre o sistema e a pessoa que o utiliza. Outro equipamento com o sistema parecido é o Myo,  um bracelete interativo que capta o movimento dos músculos do usuário, proporcionando a mudança de uma apresentação de slides. Controlar o computador apenas com o piscar dos olhos é possível através do Tabii, um sensor que reconhece o movimento da retina e das pálpebras dos olhos.Outro dispositivo, o Kinect, utiliza um sistema que mapeia as teclas utilizadas no computador ou videogame e as transpõe para os movimentos corporais. Com o uso de um sensor, o jogador controla os movimentos do personagem do jogo.

Confira a programação das Ações Colaborativas - Estratégias em Rede realizadas pelo Media Lab durante o 12º Conpeex

 

Veja a Programação completa do 12 ºConpeex

Acesse o site do evento.

Veja mais matérias sobre o Conpeex :

Projeto de Extensão leva serviços de saúde gratuitos à população

Planetário móvel inicia suas atividades no 12º Conpeex

Media Lab monta espaço aberto a comunidade

Confira a programação cultural do 12º Conpeex

Luz é tema da abertura do 12º Conpeex

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Conpeex 2015 Media Lab Tecnologia Última hora