Planetário UFG Conpeex 2015

Planetário Móvel inicia suas atividades no 12° Conpeex

Em 19/10/15 17:30.

Tecnologia utilizada nas projeções digitais podem ajudar em projetos pedagógicos

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Adriana Silva

Com o objetivo de divulgar o conhecimento de forma popular, o planetário móvel da UFG faz parte da programação do 12° Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). Com capacidade para receber 30 pessoas por sessão, estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior compareceram na abertura do planetário nesta segunda-feira (19/10) no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal do Câmpus Samambaia.

Com dois anos de existência, o projeto já contou com mais de 4 mil visitantes. Segundo o coordenador do planetário móvel, professor Juan Bernardino, a intenção é “dar mobilidade ao equipamento não só dentro da Universidade, mas em outros espaços  inclusive em outras cidades”. O projeto fez parte do Conpeex do ano passado, com a participação de muitos visitantes do ensino superior; neste ano, a expectativa dos organizadores é de que mais estudantes do ensino fundamental e médio compareçam.

Planetário

De acordo com o coordenador do projeto, Juan Bernardino, o planetário móvel possibilita o conhecimento seja divulgado popularmente

Tecnologia

“No Conpeex, queremos chamar a atenção para esta tecnologia digital de projeção”, alegou Juan Bernardino. Para ele, o projeto possui características de um teatro digital, pois podem ser projetados conteúdos de diversas áreas do conhecimento além da astronomia, como biologia, história ou geografia. Neste sentido, o projeto mostra-se como um valioso apoio ao ensino.

Estudante de Engenharia Florestal na UFG, Carolinne Fonseca estava curiosa para saber se o planetário móvel tinha alguma relação com o planetário instalado no centro da cidade. Para ela, é interessante a ideia de um espaço móvel que esteja próximo da comunidade acadêmica. Victor Martins, estudante do sexto período de Economia, estava participando do Conpeex apresentando um trabalho e aproveitou para conferir o planetário. “Espero aprender algum aspecto interessante sobre a galáxia”, declarou.

Planetário Móvel

Com aproximadamente 2 anos de existência, o projeto já contou com a presença de mais de 4 mil visitantes

O planetário móvel está instalado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal durante o Conpeex.

Veja a Programação completa do 12 ºConpeex

Acesse o site do evento.

Veja mais matérias sobre o 12º Conpeex :

Projeto de Extensão leva serviços de saúde gratuitos à população

Planetário móvel inicia suas atividades no 12º Conpeex

Media Lab monta espaço aberto a comunidade

Confira a programação cultural do 12º Conpeex

Luz é tema da abertura do 12º Conpeex