capa mais saúde

Projeto de extensão leva serviços de saúde gratuitos à população

Em 19/10/15 14:06.

Exames, vacinação e encaminhamento médico são realizados durante o Conpeex

Texto: Italo Wolff

Fotos: Camila Caetano

O projeto de extensão Espaço UFG + Saúde realizou hoje (19/10) uma ação no Araguaia Shopping levando, gratuitamente, à população serviços de consulta, vacinação e informações médicas. Para esta 2ª edição da ação integrada entre Faculdades de Enfermagem e Medicina da UFG  em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e Secretaria Estadual de Saúde, foram montados diversos estandes que funcionaram das 8 às 14 horas.

Vacinação

Pessoas que estavam no Araguaia Shopping puderem colocar em dia a caderneta de vacinação

Nos estandes, o paciente pode aferir sua pressão arterial, medir a circunferência abdominal, a frequência cardíaca, o índice de massa corporal, a taxa de glicose, realizar testes para hepatite B e C, oxigenação capilar e receber orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os casos considerados de risco foram encaminhados com um prontuário médico e ficha de orientações para a unidade de saúde mais próxima à casa do paciente. Segundo o coordenador do projeto, o professor da Faculdade de Enfermagem, Marcos André de Matos,  “as vacinas e os materiais educativos foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Temos uma parceria com o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da nossa equipe preparada para fornecer os primeiros atendimentos necessários”.

pressão

Estudantes da UFG realizaram atendimento à população medindo a taxa de glicose

O coordenador esclareceu que a ação busca dar à população um atendimento de saúde integral, e não apenas prestação de assistência, pois há  preocupação com a educação e com o aconselhamento.  Para o  Conpeex de 2015, que está sendo realizado esta semana no Câmpus Samambaia, o Espaço UFG + Saúde oferecerá à comunidade universitária  estes mesmos serviços, incluindo testes para hepatite B e C, HIV, e sífilis.  Segundo ele, 250 pessoas receberam atendimento no Araguaia Shopping e há expectativa de realizar mais 1200 atendimento durante os próximos dias no Câmpus.

Marcos André disse que o projeto também realizará ações em novembro, o mês alusivo aos cuidados do homem. “O sexo masculino é o sexo frágil quando se trata da saúde, pois os homens em geral só procuram atendimento quando já estão com um problema em um quadro avançado. Por isso, em média, vivem oito anos a menos que as mulheres”.

esclarecimento

População recebeu esclarecimentos sobre DST

Ilda Barbosa da Silva, paciente que fez os exames e realizou a vacinação disse ter sido atraída pela música da musicoterapeuta que atuava no projeto. “Meus exames não deram nenhuma anormalidade e o atendimento foi ótimo. Acho que Goiânia precisava mais disso”, afirmou. João Batista Morais, que aguardava na fila dos exames justificou seu interesse: “Como sou hipertenso, aproveitei para medir a pressão. É bom sempre ficar de olho.”

Veja a Programação completa do 12 ºConpeex

Acesse o site do evento.

Veja mais matérias sobre o 12º Conpeex :

Projeto de Extensão leva serviços de saúde gratuitos à população

Planetário móvel inicia suas atividades no 12º Conpeex

Media Lab monta espaço aberto a comunidade

Confira a programação cultural do 12º Conpeex

Luz é tema da abertura do 12º Conpeex