descerramento placa HC

No dia do seu aniversário, UFG inaugura novo prédio do Hospital das Clínicas

Em 14/12/20 13:47.

Hospital universitário fortalece a estrutura do sistema público de Saúde no Estado

Carolina Melo e Kharen Stecca

O dia do aniversário de 60 anos da Universidade Federal de Goiás também será lembrado pela inauguração oficial do novo prédio do Hospital das Clínicas da UFG. A solenidade, realizada na manhã de hoje (14/12), reuniu ex-reitores, gestores, parlamentares, ministro e parte da comunidade acadêmica para celebrar a entrega do maior hospital público do Estado de Goiás. Com 20 andares e mais de 44 mil metros quadrados, o novo edifício de Internações do HC-UFG disponibiliza ao SUS leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal, enfermarias com no máximo dois leitos, oito andares para internação geral, com 60 leitos, centros cirúrgicos, e espaços para pesquisa e extensão.

José Garcia Inauguração HC
José Garcia, diretor-geral do HC-UFG (Fotos: Fabrício Soveral - Reitoria Digital UFG)

Dando início as falas da cerimônia, o diretor-geral do hospital universitário, José Garcia Neto, chamou a atenção para o significado simbólico da inauguração do novo edifício de Internações do HC. De acordo com ele, trata-se de um empreendimento que “trará para o Brasil e para o estado de Goiás um espaço importante”, onde a Ciência da saúde, a luta pela cura das doenças, a formação profissional e a busca pelo conhecimento ocorrem por meio de pesquisas e assistência de ponta. O diretor-geral também fez o seu agradecimento a todas as pessoas que, ao longo dos 18 anos de construção do novo prédio, dedicaram-se à concretização da obra “com cálculos, tijolos, concreto e sangue”. Estendeu os agradecimentos à bancada federal goiana, que contribuiu para o financiamento de mais de 90% do valor da obra, e também ao governo federal e à sociedade brasileira, “que com impostos pagos, são os verdadeiros donos dessa obra”

Oswaldo Ebserh
Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira

 

Por sua vez, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira, iniciou sua fala lembrando que no dia do aniversário da UFG, é a Universidade que presenteia a sociedade com “um grande presente”, ao inaugurar o novo prédio do hospital universitário. O presidente ressaltou o valor das 40 unidades que a Ebserh gere, junto ao MEC. “Nossos hospitais são 100% Sistema Único de Saúde (SUS) e fazem um trabalho que nos orgulham”. E relembrou a dupla função desses hospitais: a educação e a saúde. Conforme destacou o presidente, “formamos profissionais de qualidade que multiplicam sua ação país afora. Gostaria de aqui destacar a benção que é o SUS”, que nesse momento de enfrentamento à pandemia, conseguiu salvar vidas. Em relação ao novo prédio do HC, Oswaldo Ferreira afirmou que “a rede Ebserh, nesse dia, sai enriquecida por uma estrutura de grande valor. Independente da beleza e qualidade da unidade hospitalar, quem faz a diferença são as pessoas. Muito obrigado aos profissionais de saúde e aos que lutaram por essa obra”.

Fátima Mrué
Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué

 

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, representando o prefeito de Goiânia Iris Rezende, ressaltou a importante prestação de serviço público à Saúde do HC-UFG que, segundo ela, já foi demonstrada por meio do convênio firmado com a Prefeitura para a disponibilização de 100 leitos para o atendimento com pacientes com Covid-19. “Aqui várias vidas já foram salvas”. Com o novo prédio, de acordo com ela, “está sendo entregue uma renovação da esperança de muitos pacientes” que precisam de assistência médica de alta complexidade.

Flávia Morais
Presidente da bancada federal goiana, Flávia Moraes

 

De forma simbólica, a presidente da bancada federal goiana, Flávia Moraes, pediu para que todos os parlamentares presentes se levantassem para uma salva de palmas. Conforme destacou a deputada federal, “eles foram importantes para a concretização da obra”. “A bancada tem sensibilidade e reconhecimento pelo serviço que é prestado pela Universidade”, disse. Ao final, informou que os parlamentares já se uniram para decidir para onde será destinada a emenda do próximo ano e incluíram a UFG entre as agraciadas. “São 60 anos de UFG, que venham mais 60 e que celebremos muito mais conquistas”.

ministro da educação
Ministro da Educação, Milton Ribeiro

O ministro da Educação Milton Ribeiro, iniciou sua fala dando destaque às universidade públicas do país que, como a UFG, se uniram e trabalharam no combate à pandemia, com a “produção de álcool gel, equipamentos de produção individual (EPIs), conserto de respiradores” e produção científica. “A universidade púbica brasileira participando de uma maneira muito direta no combate à pandemia. Também vale a pena lembrar que o MEC antecipou as colações de grau, sobretudo dos profissionais de Saúde e para aqueles alunos que já tinha tido todo conteúdo teórico, e tinham 70% do conteúdo prático, para eles pudessem ir para a linha de frente no combate à pandemia”. “Hoje é dia de olhar para esse empreendimento. É uma grande honra estar aqui. Temos muito a festejar”, disse.

Ronaldo Caiado inauguração HC
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado também destacou o papel do HC-UG na participação do combate à pandemia no Estado. E reforçou a importância das instituições de educação superior darem competência técnica e acadêmica para os profissionais da área da Saúde, especialmente para os médicos, “pois lidam com a vida”. Segundo o governador, para isso, é necessário o investimento em instituições que promovem esse ensino de qualidade, como a UFG, que por meio de seu hospital universitário é capaz de possibilitar a vivência prática da Medicina. “Vários médicos já transformaram a história do Estado. Temos que realçar Goiás como sendo da boa Medicina, de bons profissionais, sérios e competentes”, disse.

Edward inauguração HC
Reitor da UFG, Edward Madureira

Confira no link o discurso completo do professor Edward Madureira 

Por fim, o reitor Edward Madureira fez o resgate histórico dos 20 anos de concepção do novo prédio do HC-UFG e de todos os que passaram e contribuíram para que agora o hospital fosse inaugurado. Destacou também o papel de serviço público prestado pela Universidade e do ensino e da formação profissional. Lembrou sobre a importância do novo prédio do HC para o atendimento da população, especialmente àquela com menor poder aquisitivo. E fez referência aos três elementos que compõe a inauguração do novo prédio: a Universidade, o SUS e a Ciência. Também fez referência o significado do “respeito” e, assim, destacou o respeito institucional, o respeito aos reitores anteriores, aos parlamentares, à população e aos profissionais da Saúde, aos acadêmicos, professores e à Ciência. “Essa obra atravessou várias gestões. Expresso toda minha gratidão. Estamos diante de uma obra de Estado”, disse o reitor, que ainda afirmou sobre o sentimento de satisfação por ter dado a sua contribuição para a concretização desse sonho.

 

Inauguração HC homenagens
Os parlamentares que contribuíram ao longo de todo o período da obra com emendas parlamentares receberam certificados de agradecimento pelo papel que exerceram na construção do novo prédio
descerramento placa HC
Autoridades fizeram o descerramento da placa do novo prédio
evento hc
Evento foi restrito e transmitido pelo Youtube da UFG Oficial

 

O evento completo pode ser visto no link do Youtube da UFG Oficial.

Confira mais fotos do evento.

 

Conheça o novo prédio do HC

Com a inauguração, o HC-UFG já terá 300 leitos de internação. A capacidade do novo prédio é de 600 leitos de internação e 76 leitos de UTI. O prédio possui uma área de 1 mil m2 destinados ao Centro de Materiais e Esterilização (CME), permitindo que o HC-UFG esteja entre os hospitais brasileiros que são referência no controle de infecção hospitalar.

prédio novo hc

Emendas Parlamentares - Cinco legislaturas contribuíram com emendas parlamentares que permitiram que o novo prédio fosse inaugurado em 2020.  Cerca de 60 deputados federais e senadores foram responsáveis por destinar emendas à obra durante esse tempo. Foram necessários quase R$ 150 milhões para a conclusão do projeto e mais de 90% dos recursos vieram de emendas parlamentares.

Alta complexidade – O novo prédio terá um pavimento exclusivo para a internação de pacientes transplantados e poderá ter, nos próximos meses, o primeiro Centro de Transplante Multivisceral do país, que já está em fase de avaliação pelo Ministério da Saúde. O edifício possui um pavimento exclusivo para o Centro de Diagnóstico, onde serão realizados procedimentos de Hemodinâmica para o diagnóstico e a terapêutica intervencionista em cardiologia, neurologia e cirurgia vascular periférica em adultos e crianças.

Formação de profissionais - Além de oferecer procedimentos de alta complexidade, o Hospital das Clínicas contribui para a formação de profissionais de diversas áreas da saúde e para o desenvolvimento de pesquisas de ponta. O edifício possui 13 salas de aula, com capacidade para 40 alunos em cada sala, 10 salas de professores, 2 auditórios com capacidade de 100 pessoas cada um e um laboratório de simulação realística de procedimentos. 

Instalações -  O edifício possui ao todo 20 pavimentos (2 Subsolos, Térreo, Mezanino e 1º ao 16º) em mais de 44 mil metros quadrados de área construída.  O edifício possui oito pavimentos de internação geral, com 60 leitos cada um, um pavimento exclusivo para a internação de pacientes transplantados, dois pavimentos para Centro Cirúrgico com 30 salas de cirurgia e outros pavimentos para UTI Adulto (43 leitos), UTI Pediátrica (18 leitos) e UTI Neonatal (15 leitos). Há também um Centro Obstétrico com 5 salas de parto e 24 leitos de pós-parto e um de isolamento; Central de Transplantes com Enfermarias e Isolamentos e uma Unidade de Transplante de Medula Óssea; preparação para Heliponto na cobertura; Unidade de Hemodinâmica e uma Central de Material e Esterilização com mil metros quadrados.

O prédio também possui enfermarias climatizadas, com sistema de segurança por câmeras e adaptadas para pessoas com necessidades especiais, sistema de farmácia satélite e de nutrição em cada pavimento de internação, e sistema de geração de energia, composto por sete geradores de 500 KVA cada, totalizando 3.500 KVA, projetado para manter todo o edifício funcionando normalmente se houver falta de energia elétrica.

Ala Lourival Louza - O Grupo Flamboyant realizou a doação de equipamentos para criação de uma ala no novo prédio. A nova ala será composta por 60 leitos, avaliados em mais de 2 milhões e 300 mil reais. Os leitos serão disponibilizados após a inauguração do novo prédio do Hospital das Clínicas da UFG.

HCCOVID - Mesmo antes da inauguração, a UFG cedeu o espaço do novo prédio do HC para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19. Para atender essa demanda na rede pública de Goiás, a UFG e a prefeitura de Goiânia firmaram uma parceria para uso do novo edifício de internações do HC-UFG, até dezembro deste ano, como Hospital das Clínicas Covid (HCCOVID). A gestão do HCCOVID está sendo feita pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc). Atualmente, a secretaria municipal de saúde de Goiânia está utilizando o 12º pavimento, destinado à internação; 3º pavimento, destinado a UTI; 2º pavimento, destinado à Farmácia, 14º, destinado à Engenharia Clínica e Manutenção, além do Térreo para recepção e diretoria.

 

Saiba mais

Jornalistas conhecem instalações do novo edifício do HC UFG (9/12/2020)

Parlamentares goianos visitam novo edifício de internações do HC UFG (01/12/2020)

UFG inaugura um dos maiores hospitais de universidades federais do Brasil (24/11/2020)

Gestores da UFG visitam novo Hospital das Clínicas (24/11/2020)

Grupo Flamboyant doa equipamentos para ala do novo prédio do HC (20/11/2020)

Ministro da Educação visita laboratórios de excelência e novo prédio do HC UFG (24/10/2020)

Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde visita novo edifício do HC-UFG (23/10/2020)

Fonte: Secom UFG

Categorias: notícias HC Inauguração