Parlamentares goianos visitam novo edifício de Internações do HC-UFG

Em 01/12/20 18:12.

Visita foi um convite da Reitoria da UFG para apresentar o novo prédio à bancada parlamentar federal goiana após a conclusão das obras

Thalízia Ferreira

Parlamentares da bancada federal goiana visitaram na manhã desta terça-feira (1º/12) o novo edifício de Internações do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh. A visita foi um convite da Reitoria da Universidade Federal de Goiás para apresentar o novo prédio do HC aos deputados federais e senadores goianos, que destinaram, nos 18 anos de obra, emendas parlamentares para a construção do edifício. Estiveram presentes na visita os deputados federais Delegado Waldir, Flávia Morais, Major Vitor Hugo, Rubens Otoni, Elias Vaz, Zacharias Calil, João Campos, Francisco Júnior, Magda Mofatto, José Nelto, Adriano do Baldy e José Mário. Também estiveram presentes o senador Vanderlan Cardoso e o ex-deputado e, agora, prefeito eleito de Minaçu, Carlos Lereia.

Visita parlamentares
Deputados visitaram obra que contou com recursos vindos de emendas parlamentares  (Fotos: Salvio Farias)

Durante a visita, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, agradeceu o apoio dado pelos parlamentares. “Essa obra não é nossa, mas sim de vocês, que verão que não existe no Brasil nenhum hospital nas redes pública e privada com essas instalações. E o melhor: é um hospital 100% SUS, que vai oferecer tratamento com dignidade aos pacientes da rede pública.

Com a inauguração, o HC-UFG já ofertará 60 novos leitos de internação, passando para 300 o número de leitos ativos, e irá dobrar o número de leitos de UTI, passando para 43. A capacidade do novo prédio é de 600 leitos de internação e de 78 leitos de UTI.  “Eu não tenho palavras para descrever a gratidão que eu tenho por essas cinco legislaturas que abraçaram a UFG e nos apoiaram com suas emendas. São cerca de 60 deputados federais e senadores que passaram nesses 20 anos de obra. Então, não podemos deixar de dar o nosso reconhecimento”, ressaltou Edward.

Ele ainda destacou o papel do HC na formação de profissionais de diversas áreas da saúde, no desenvolvimento de pesquisas de ponta e na prestação de serviços de saúde de alta complexidade. “Poderemos ter aqui o primeiro Centro de Transplante Multivisceral do país, que já está em fase de avaliação pelo Ministério da Saúde”, revelou.

Novo prédio tem capacidade para 600 leitos

O deputado federal Zacharias Calil, que é médico cirurgião pediátrico, afirmou estar orgulhoso de ver uma obra como essa em Goiânia. “O mais importante foi a visão que o reitor teve juntamente com a bancada federal para acompanhar o crescimento de Goiânia. Hoje, aqui, com certeza, teremos um local para tratar de todas as patologias das crianças”, destacou. A deputada federal Flávia Morais ressaltou que a Universidade sempre esteve aberta à recepção das emendas parlamentares e isso muito colaborou para o trabalho dos parlamentares.

Durante a visita, o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, apresentou aos parlamentares o hall de entrada, Mezanino, onde está instalada a Superintendência do HC, 1º pavimento, onde será a Central de Material Esterilizado (CME), 6º pavimento, destinado ao Centro Cirúrgico, e 15º, destinado à internação. Após o encerramento da visita, os parlamentares realizaram sua sessão plenária em uma sala reservada no 6º andar do novo prédio.

Parlamentares no HC
Sessão Plenária após a visita ao novo prédio do HC

ientes do SUStar açao  tos.US, que vai dar um tratamento com dignidade aos usuarios  Lereiara, vl.

Fonte: Secom UFG

Categorias: notícias HC