Capa Nota de Falecimento 2019

Nota de falecimento

En 23/10/23 17:09 .

Lena Castello Branco Ferreira de Freitas era professora aposentada da Faculdade de História da UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) informa, com pesar, o falecimento da professora aposentada e uma das fundadoras da Faculdade de História (FH) da Instituição, Lena Castello Branco Ferreira de Freitas, na segunda-feira (23/10).

Durante a solenidade de comemoração pelos 50 anos da FH, em dezembro de de 2018, a docente recordou dos primeiros anos da unidade acadêmica, junto ao Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). "Superadas as dificuldades iniciais, atendidas as exigências formais, tornava-se possível aquilo que os fundadores sempre tiveram em mente: preparar novas gerações para assumirem uma sociedade que, acreditava-se, deveria ser mais justa e mais humana, até porque a educação haveria de possibilitar que assim fosse”, disse na ocasião, conforme notícia veiculada no Portal UFG.

Com uma extensa trajetória acadêmica, um artigo do professor da Faculdade de História da UFG Rildo Bento, publicado no Jornal UFG em dezembro daquele mesmo ano, destaca dois dos muitos frutos do trabalho da docente: a criação do Museu Antropológico da UFG e a atuação como escritora de contos e crônicas. O docente também chamou a atenção para a relevância do livro de 1999  “Saúde e Doenças em Goiás: a medicina possível”, pela Editora UFG. Lena também fez parte da Academia Goiana de Letras (AGL).

Na terça-feira passada (17/10), a jornalista de O Popular, Cileide Alves, entrevistou Lena Castello Branco para falar do livro "A saga dos Caiado", que retrata a chegada da família do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que veio de Portugal para Goiás no século 18 e estaria há 140 anos no poder.

A UFG e a FH se solidarizam com a família, amigos e colegas neste momento e deseja que possam buscar o conforto necessário advindo das lembranças que possuem de Lena Castello Branco Ferreira de Freitas.

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias FH