João Cavalcanti - 26-10-21

João Cavalcanti faz 1º show voz e violão no Música no Câmpus

Em 27/10/21 00:13.

Artista com 20 anos de carreira traz composições autorais e interpreta de Caetano a Drexler

João Cavalcanti - 26-10-21

Artista é a 5ª atração da edição on-line do projeto transmitido pela TV UFG e YouTube UFG Oficial

Texto: Versanna Carvalho

Foto: reprodução YouTube UFG Oficial

O cantor, compositor e produtor musical João Cavalcanti subiu ao palco virtual do Música no Câmpus da Universidade Federal de Goiás. O artista se apresentou na terça-feira (26/10), como a quinta atração da edição 2021 do projeto. O show foi transmitido simultaneamente pela TV UFG, pelo canal do YouTube UFG Oficial e pela Rádio Universitária.

Perguntado sobre o que achava do convite de se apresentar pela primeira vez no Música no Câmpus, João respondeu que acha maravilhoso por muitas razões. "Primeiro por se tratar da UFG, do estado de Goiás. Goiânia é uma cidade que eu amo muito, fui bastante trabalhar. Tenho bastante amigos. Eu fico muito feliz de estar inserido no contexto da música, em Goiânia, sobretudo quando isto está misturado com a universidade", conta.

João continua dizendo "eu sou das pessoas que militam que música é educação. Não é uma coisa análoga, acessória. A música é central. A arte deveria ser central no processo de educação. Um projeto como esse, tão diverso, que tem tanto cuidado com o fazer artístico e com a música, inserido dentro do ambiente universitário, eu acho uma alegria".

Voz e violão

Como alguns convidados da temporada 2021 do Música no Câmpus, João também optou por um formato mais intimista de show, voz e violão. Ao contrário de muitos artistas, no entanto, ele comenta que a sua parceria com o violão é muito recente e se intensificou durante a pandemia.

"É a minha primeira gravação de um show voz e violão e eu quis que fosse assim porque justamente aí sim, análogo ao processo acadêmico, o meu processo com o violão retoma em mim a fé no processo de aprendizado, de descoberta, de tirar camadas de certezas entre as dúvidas. Acho que é o grande barato de se educar e de crescer, de procurar ser uma pessoa melhor, no que quer que você faça", acredita o artista.

João afirma que o setlist conta com músicas de sua autoria, mas também que canta outros artistas. "É um show voz e violão, super íntimo, com esse parceiro que é muito recente, mas que já é muito precioso para que eu consiga apresentar as minhas músicas.  Tem umas músicas que não são minhas no show, mas ele é basicamente composto por canções minhas, sou compositor e artista há 20 anos. É uma entrega plena de um artista que é entusiasta do processo de educação e de crescimento através da educação", observa.

Intérprete

Além de brindar o público do Música no Câmpus com o seu primeiro show voz e violão, João apresentou a inédita canção "Mantra". Os artistas interpretados por João Cavalcanti são Caetano Veloso, Gilberto Gil, o uruguaio Jorge Drexler, o cubano Silvio Rodríguez e Sidney Miller. Destacam-se "No Dia em Que Eu Vim-Me Embora" (Caetano Veloso / Gilberto Gil) e La Guerrilla de la Concordia (Jorge Drexler).

Entre as canções autorais, algumas de suas canções são fruto de parcerias com artistas como Lenine, Antonia Adnet, Moyseis Marques, Pedro Luís, Ulisses Galetto e Alaan Monteiro. A faixa Indivídua (João Cavalcanti / Pedro Luís) faz uma brincadeira entre a língua portuguesa e ritmos ibéricos.

Samba, choro e mais

Antes da carreira solo iniciada há poucos anos, João Cavalcanti integrou o Casuarina, grupo de samba do Rio de Janeiro, durante 16 anos. O samba e o choro continuam fazendo parte da nova fase profissional, mas a apresentação teve uma pegada mais abrangente da música popular brasileira.

Ano passado divulgou o single "Parador 2020", com Tó Brandileone. Em 2019, estreou o EP "Samba mobiliado" com seis faixas. Uma delas, "Bicho Saudade", gravada com o cantor Lenine, que também é seu pai.

O álbum mais recente de João Cavalcanti é "Garimpo", lançado em parceria com o pianista e sanfoneiro Marcelo Caldi, em 2018. A experiência anterior fora da Casuarina foi com "Placebo", de 2012. Com o quinteto foram outros cinco lançamentos.

Música no Câmpus

O Projeto Música no Câmpus tem o apoio cultural da Unimed Goiânia. De acordo com a pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Flavia Maria Cruvinel, o Projeto tem o objetivo de trazer, para a cidade de Goiânia e para o estado de Goiás, nomes que representem tem como objetivo valorizar e difundir a música brasileira em sua diversidade, trazendo nomes de reconhecida excelência no meio musical, promovendo a aproximação entre universidade e sociedade.

Em 2020 os shows foram interrompidos devido à crise sanitária mundial provocada pela covid-19. Nesta última década, de 2009-2019, o Projeto realizou 40 shows, levando ao Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, aproximadamente 130 mil pessoas, com média de 3.250 pessoas por show.

Passaram pelo Projeto, nomes como Hamilton de Holanda Quinteto, Mônica Salmaso e Pau Brasil, Lenine, Antônio Nóbrega, Zeca Baleiro, Teresa Cristina, Leila Pinheiro, Nelson Faria e Banda Pequi, Gilberto Gil e Macaco Bong, Tom Zé, Umbando, Juraíldes da Cruz, Xangai, Tetê Espíndola e Alzira Espíndola, Céu, Ná Ozzetti, Criolo, Chico César, Moraes Moreira e David Moraes, Rosa Passos, Gal Costa, Geraldo Azevedo, Milton Nascimento, Pedro Baby com Serginho Gomes, Dadi e Pepeu Gomes, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Maria Rita, Toquinho, Elba Ramalho, Cordel do Fogo Encantado, Baiana System, Vanessa da Mata, Paulinho da Viola, dentre outros.

Para assistir ao show de João Cavalcanti no Música no Câmpus, clique aqui.

Música no Câmpus teve noite de choro com Hamilton de Holanda

Angela Ro Ro faz passeio pelos sucessos de mais de 40 anos de carreira