Chico César Música no Câmpus 2021-2

Chico César abre a temporada 2021 do Música no Câmpus

Em 29/06/21 22:47.

Em formato virtual, show foi transmitido pelo Youtube, TV UFG e Rádio Universitária

Mariza Fernandes

Após uma pausa provocada pela suspensão das atividades presenciais desde o início da pandemia de Covid-19, a UFG retomou o projeto Música no Câmpus, agora no formato on-line. No clima junino, a temporada 2021 começou na noite desta terça-feira (29), com apresentação on-line do artista paraibano Chico César, que se participou do Projeto pela segunda vez. A primeira foi há 9 anos.

O show foi transmitido simultaneamente pelo canal da UFG no Youtube, TV UFG e Rádio Universitária. Gravando na França, onde está há cerca de um mês, trabalhando em seu próximo álbum, Chico César apresentou alguns dos maiores sucessos de sua carreira, como “Mama África” e “À primeira vista”. O artista abriu a apresentação com a música “Beradêro”, um dos hits do seu primeiro álbum, chamado “Aos Vivos”, lançado em 1995, que traz uma homenagem ao educador Paulo Freire.

Cantar a vida

Em um belo jardim em Paris, com seu violão, Chico César estava confortável para interagir com os pássaros e dialogar com o público sobre os temas de suas músicas durante a gravação. “É muito bom poder cantar a vida e estar vivo para cantar a vida”. “É uma homenagem a todas as pessoas que não conseguiram atravessar, com vida, isso. E ao mesmo tempo é uma súplica, uma chamada de atenção às autoridades, para que colaborem com os profissionais de saúde do mundo inteiro”, afirmou sobre a música “Inumeráveis”, composta em parceria com Bráulio Bessa, que é uma homenagem às vítimas e aos familiares de vítimas da Covid-19.

Chico César Música no Câmpus 2021-2
"Se números frios não tocam a gente, espero que nomes possam tocar", afirmou após cantar a música "Inumeráveis", uma homenagem às vítimas da Covid-19

“Reis do agronegócio é uma importante reflexão sobre a produção de alimentos em nosso país. É também sobre a produção de vida ou de morte e de veneno”, explicou o cantor antes de apresentar a música composta em parceria com Carlos Renno. Sobre o Música no Câmpus, o artista comemorou mais de uma vez a volta ao Projeto, e lamentou o fato de não poder se apresentar presencialmente.

A resposta do público veio por meio dos comentários no Chat ao vivo do YouTube. “Salve Chico César e UFG! Na luta e na resistência, apesar dos pesares!”, comentou Lurian Caetano David. “Verdades em forma de canção! Só o Música no Câmpus para trazer músicas de qualidade e reflexivas”, escreveu Peri Emerson Silva Cunha.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou o esforço realizado, em equipe, para retomar o Projeto no cenário de pandemia de Covid-19. “Estamos nos habituando a uma nova realidade. O Música no Câmpus virtual é a UFG chegando até você com boa música, como fizemos nos últimos anos. É a universidade se desdobrando para oferecer o melhor da música brasileira a todos”. “Esperamos que esse momento seja um alívio nesse cenário de tamanha dor causada pela pandemia”, afirmou a pró-reitora de extensão e cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa. Confira a Live completa:

Música no Câmpus

O Projeto Música no Câmpus tem o apoio cultural da Unimed - Goiânia. De acordo com a pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Flavia Maria Cruvinel, o Projeto tem o objetivo de trazer, para a cidade de Goiânia e para o estado de goiás, nomes que representem a nossa riqueza cultural.  Em 2020 os shows foram interrompidos devido à crise sanitária mundial provocada pela COVID-19. Nesta última década, de 2009-2019, o Projeto realizou 40 shows, levando ao Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal, aproximadamente 130 mil pessoas, com média de 3.250 pessoas por show.

Passaram pelo Projeto, nomes como Hamilton de Holanda Quinteto, Mônica Salmaso e Pau Brasil, Lenine, Antônio Nóbrega, Zeca Baleiro, Teresa Cristina, Leila Pinheiro, Nelson Faria e Banda Pequi, Gilberto Gil e Macaco Bong, Tom Zé, Umbando, Juraíldes da Cruz, Xangai, Tete Espindola e Alzira E., Céu, Ná Ozzetti, Criolo, Chico César, Moraes Moreira e David Moraes, Rosa Passos, Gal Costa, Geraldo Azevedo, Milton Nascimento, Pedro Baby convida Serginho Gomes, Dadi e Pepeu Gomes, Fillipi Catto, Marcelo Jeneci, Maria Rita,  Toquinho, Elba Ramalho, Cordel do Fogo Encantado, Baiana System, Vanessa da Mata, Paulinho da Viola, dentre outros.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Música no Câmpus Proec