Hamilton de Holanda 28-9-21

Música no Câmpus teve noite de choro com Hamilton de Holanda

Em 29/09/21 12:21.

Artista faz parte da história do projeto cultural da UFG por ter sido o 1º a se apresentar em 2009

Hamilton de Holanda 28-9-21
Bandolim tocado no show é feito com madeira resgatada no Museu Nacional

 

Texto: Versanna Carvalho

Foto: Reprodução YouTube UFG Oficial

A riqueza do choro e da música instrumental subiram no palco virtual da Universidade Federal de Goiás (UFG) na figura do bandolinista e compositor, Hamilton de Holanda, a quarta atração da temporada 2021 do Projeto Música no Câmpus. O evento também marcou a abertura da 5ª edição do Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (V Forcult) sediado pela UFG.

O ambiente silencioso e a voz grave do artista, fazendo comentários antes da execução de cada música, deram um toque nostálgico que lembraram o programa de Ricardo Cravo Albin sobre Música Popular Brasileira, na Rádio MEC, retransmitido pela Rádio Universitária. Hamilton de Holanda, é, inclusive, um dos verbetes do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. 

Esta é a segunda vez de Hamilton no Música no Câmpus. Ele foi a primeira atração da primeira edição do projeto, em 2009, com o Hamilton de Holanda Quinteto. Ao ouvir da pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Flávia Cruvinel, que o seu show faz parte da história do projeto e foi chamado de  "lendário", Hamilton também falou da sua experiência naquela noite há mais de 12 anos. 

"Me dá até uma emoção lembrar, pois, foi marcante para mim também. Eu me lembro que em uma hora do show eu sentei na frente do palco, fiquei bem pertinho da plateia, aquele espaço todo lotado. É um grande prazer e uma grande alegria voltar para o projeto Música no Câmpus", recordou.

A performance de Hamilton de Holanda teve músicas importantes da história da música brasileira e a apresentação de algumas novas. Foram tocadas "1 a 0", Pixinguinha e Benedito Lacerda; "Rosa", de Pixinguinha; "Consolação" e "Canto de Ossanha", de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Dentre as novas, ele apresentou a inédita e autoral "Afro flamenco".

Hamilton de Holanda tocou um bandolim de 10 cordas que tem uma origem inusitada, porém, de muito simbolismo para quem valoriza a cultura e a preservação da memória brasileira. "Eu vou tocar com um bandolim que é uma espécie de sobrevivente do incêndio que arrasou com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018. O luthier e bombeiro Davi Lopes conseguiu recuperar algumas madeiras e fez renascer das cinzas alguns instrumentos e, dentre eles, esse bandolim de 10 cordas, que eu toco pela primeira vez em uma apresentação", revelou o artista antes do início da performance. 

A apresentação do artista foi realizada de forma remota e gravada previamente, nos mesmos moldes da atual temporada do Música no Câmpus, devido à pandemia de covid-19. O show foi transmitido pelo canal do YouTube UFG Oficial, TV UFG e pela Rádio Universitária, com o apoio da Unimed Goiânia.

Música no Câmpus

O Projeto Música no Câmpus tem o apoio cultural da Unimed Goiânia. De acordo com a pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Flavia Maria Cruvinel, o Projeto tem o objetivo de trazer, para a cidade de Goiânia e para o estado de Goiás, nomes que representem tem como objetivo valorizar e difundir a música brasileira em sua diversidade, trazendo nomes de reconhecida excelência no meio musical, promovendo a aproximação entre universidade e sociedade. Em 2020 os shows foram interrompidos devido à crise sanitária mundial provocada pela covid-19. Nesta última década, de 2009-2019, o Projeto realizou 40 shows, levando ao Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, aproximadamente 130 mil pessoas, com média de 3.250 pessoas por show. 

Passaram pelo Projeto, nomes como Hamilton de Holanda Quinteto, Mônica Salmaso e Pau Brasil, Lenine, Antônio Nóbrega, Zeca Baleiro, Teresa Cristina, Leila Pinheiro, Nelson Faria e Banda Pequi, Gilberto Gil e Macaco Bong, Tom Zé, Umbando, Juraíldes da Cruz, Xangai, Tetê Espíndola e Alzira Espíndola, Céu, Ná Ozzetti, Criolo, Chico César, Moraes Moreira e David Moraes, Rosa Passos, Gal Costa, Geraldo Azevedo, Milton Nascimento, Pedro Baby com Serginho Gomes, Dadi e Pepeu Gomes, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Maria Rita, Toquinho, Elba Ramalho, Cordel do Fogo Encantado, Baiana System, Vanessa da Mata, Paulinho da Viola, dentre outros.

Para assistir ao show de Hamilton de Holanda no Música no Câmpus, clique aqui.

Saiba mais

Angela Ro Ro faz passeio pelos sucessos de mais de 40 anos de carreira

Pedro Baby leva voz, violão e sensibilidade ao Música no Câmpus

Chico César abre a temporada 2021 do Música no Câmpus

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Proec Música no Câmpus