BC Goiás

UFG inaugura nova Biblioteca na Cidade de Goiás

Em 06/06/17 10:48.

Inauguração do novo prédio faz parte das comemorações dos oito anos da Regional Goiás

BC Goiás

Texto: Weberson Dias

Fotos: Carlos Siqueira

A nova biblioteca da Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (5/6) na Cidade de Goiás. A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor da UFG, Orlando Amaral, de diretores e coordenadores de órgãos, além de professores, estudantes e comunidade local. A inauguração do prédio faz parte das comemorações dos oito anos da Regional Goiás. O evento também contou com a presença de autoridades municipais, entre eles a prefeita Selma Bastos.

Em seu discurso, Orlando Amaral destacou que em um cenário de muitas dificuldades financeiras, a entrega da obra é uma grande conquista e marca a sua gestão enquanto reitor e da professora Maria Meire de Carvalho como diretora da Regional. Ele afirmou ainda que a Biblioteca se constitui como espaço de conhecimento, convivência e estudo para todos, fortalecendo a construção da Regional Goiás. “A entrega dessa obra é um presente mais do que merecido a toda a comunidade local que terá acesso ao espaço e é essencial para ampliação, crescimento e expansão da Regional. Uma biblioteca desse porte e um Restaurante Universitário – que será entregue em breve – são elementos importantes para que a Regional Goiás pleiteie novos cursos e novos investimentos”, destacou. 

"Um verdadeiro cartão-postal para a Cidade de Goiás". Essa foi a definição da então diretora da Regional Goiás da UFG, professora Maria Meire de Carvalho, sobre a biblioteca. A professora elogiou a arquitetura do novo prédio, muito próxima ao casario colonial, e ressaltou também a capacidade do prédio: “Nossa gestão está entregando uma biblioteca de envergadura, na qual os estudantes terão acesso a um ambiente prazeroso, confortável e aconchegante, propício à pesquisa. Nossa biblioteca ultrapassa os limites de uma biblioteca convencional, por valorizar a arte e a cultura”.  Ela destacou um dos objetivos da obra, que é a apropriação do patrimônio no dia a dia dos alunos de uma forma que a vontade por permanecer na Cidade de Goiás aumente entre eles.

BC Goiás

Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFG, Maria Silvério da Silva Siqueira, afirma que nova biblioteca é a mais bonita da Universidade

Proximidade com a comunidade

Para o atual diretor da Regional, Renato de Paula, a nova biblioteca representa proximidade com a comunidade local. “É de fato um passo a mais na consolidação da nossa Regional e, do ponto de vista da relação da UFG com a cidade, ganhamos mais possibilidades de uso do espaço. Assim não só a universidade ganha, mas toda a comunidade”, afirmou.

“A Regional Goiás sempre demandou necessidade de estrutura que inevitavelmente passava por uma biblioteca, que é uma referência interna do ponto de vista da Universidade. Com certeza a biblioteca vem para agregar, suprir e potencializar mais ainda o trabalho conjunto e coletivo desenvolvido aqui”, afirmou o professor do curso de Direito, Cláudio Porto.

Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi), a bibliotecária Maria Silvério da Silva Siqueira, afirmou que a unidade da Regional Goiás contempla todos os espaços necessários para uma biblioteca universitária. “Acredito que hoje a Biblioteca de Goiás, com essa arquitetura colonial, ganha de todas as nove unidades de bibliotecas da UFG em termos de beleza,” disse emocionada, acrescentando que a inauguração é a realização de um sonho de ampliação do espaço físico e aumento do quadro de pessoal.

Segundo o técnico-administrativo da biblioteca, Adriano Almeida, o novo prédio traz melhorias para o ambiente de trabalho. “Antes dividíamos uma estrutura pequena com quatro servidores e agora estamos na biblioteca definitiva,  acessível para os acadêmicos, mas também para toda a sociedade vilaboense”, ressaltou. A estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Talita Cristina da Paz Pinto, caracterizou a biblioteca como excelente. “Estávamos precisando de um espaço amplo, com bastante iluminação natural, que nos incentiva a vir pra estudar, ao invés de ficar em casa. Gostei de tudo,” opinou.

BC Goiás

Espaço disponibilizará maior quantidade de livros aos membros da comunidade acadêmica

Biblioteca

Totalmente nova, a estrutura pretende atender as demandas dos estudantes sob um olhar diferenciado, mostrando que uma biblioteca pode ser mais do que um local de estudos, instigando sua exploração em totalidade para consultas, estudos e pesquisas. Dez vezes maior que o tamanho anterior, o espaço foi planejado com recursos inovadores e acessíveis para leitura e disseminação da informação em geral. Ao longo de oito anos, o acervo da Regional cresceu mais do que o espaço antigo poderia comportar, por isso a necessidade de um novo prédio.

Como o espaço foi pensado para preservar os aspectos arquitetônicos da Cidade de Goiás, o novo prédio tem na arquitetura e fachada elementos característicos locais e de época da cidade, sendo, no entanto, contemporâneo. A estrutura conta com 1.200 m² de área total construída e tem capacidade geral para quase 20 mil exemplares de livros físicos e um acervo de referência de até três mil títulos, entre periódicos e jornais, além de materiais multimídia (CDs, DVDs e material eletrônico).

A nova biblioteca tem dois pavimentos para atendimento ao público e área administrativa. O pavimento térreo conta com pátio de convivência, sala de estudos com acesso à internet, sala de estudos em grupo para 45 pessoas e 15 gabinetes individuais, além do balcão de empréstimo e salas pedagógicas que possibilitarão aos docentes e discentes desenvolverem suas atividades. O segundo pavimento, abriga a área administrativa interna, elevador com capacidade para 6 pessoas, ambiente de estar e salas didáticas de áudio e vídeo e multimídia. A biblioteca conta ainda com uma arena aberta com arquibancada para apresentações. Além disso, a construção é toda acessível para portadores de necessidades especiais e tem uma sala para o Núcleo de Acessibilidade.

BC Goiás

Nova biblioteca tem arena aberta com arquibancada para apresentações

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: última hora Regional Goiás