Foto de CAPA CAI Mexicano

CAI recepciona intercambistas mexicanos

Em 05/04/17 15:36.

Alunos são participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire e cursarão disciplinas de três cursos da Universidade em um período de dois meses

Texto: Luciana Gomides

Foto: Adriana Silva

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG recebeu, na tarde desta quarta-feira (5/4), dez alunos de instituições mexicanas participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire (PMPF). Em reunião promovida no Gabinete da Reitoria, no Câmpus Samambaia, estiveram presentes a coordenadora da CAI, professora Ofir Bergemann de Aguiar, além de docentes responsáveis pela tutoria acadêmica dos estudantes durante sua estadia no Brasil.

CAI I

Coordenadora da CAI dá boas vindas aos alunos participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire

Ao abrir a reunião, Ofir fez breves comentários a respeito do programa, cuja duração passou de um para dois meses, nos quais os estudantes provenientes dos cursos de Pedagogia, Artes e Matemática terão contato com as metodologias de ensino e avaliação aplicadas no país. Também foram sanadas dúvidas quanto à questões cotidianas, como o acesso dos alunos ao Restaurante Universitário (RU), Bibliotecas e transporte entre os campus Samambaia e Colemar Natal e Silva.

CAI II

Dez estudantes mexicanos participam do PMPF

O programa exige que o aluno participante comprove frequência nas disciplinas dos cursos correspondentes, portanto, é atribuído um número de matrícula registrado no SIGAA, além de montadas grades específicas, a partir do momento em que o intercambista chega à Universidade após o início das aulas semestrais. Acrescidas às matérias pertencentes ao núcleo específico, estão as aulas de Português para Estrangeiros, auxiliando na adaptação dos estudantes.

CAI III

Reunião teve a presença de tutores acadêmicos dos intercambistas

Na ocasião, os professores comentaram experiências anteriores, destacando a importância da imersão na vivência e cultura locais. Quanto às expectativas dos intercambistas, os mesmos comentam o desejo de conhecer a cultura educacional e a forma de ensino no Brasil, tendo em vista as diferenças existentes nas matrizes curriculares dos dois países aplicando, no México, aquilo que enxergam como complemento e melhorias no ensino.

O Programa

O Programa Mobilidade Paulo Freire é uma ação de  mobilidade acadêmica para estudantes de graduação e pós-graduação em escolas, centros e programas de formação em docência. O objetivo principal é promover o intercâmbio de alunos que têm como intuito o exercício da profissão de educador.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora CAI Programa Mobilidade Paulo Freire