10ª Mostra de Livros Infantis do DEI

10ª Mostra de Livros Infantis do DEI incentiva o gosto pela leitura

Em 15/09/16 17:25.

Feira, que tem como objetivo a educação e formação de novos leitores, também recebe alunos de outras instituições

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Adriana Silva

O incentivo ao hábito da leitura desde a infância é de suma importância para a formação intelectual da criança e quanto mais cedo essa iniciação, maior sua efetividade. Dentro dessa filosofia, o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) está realizando, no Departamento de Educação Infantil da UFG (DEI), a 10ª Mostra de Livros Infantis do DEI. A ação, organizada pela professora Ione Ferreira, é sediada no próprio departamento – conhecido como creche–, no Campus Samambaia, e segue até sexta-feira (16/9).

A iniciativa surgiu em 2006, numa movimentação feita por professoras para organizar o acervo do Cepae, se expandindo para o público externo no ano seguinte. Segundo a organização, o intuito é torna-lo um trabalho semestral, envolvendo o maior número possível de alunos. “Estamos na segunda edição de 2016”, comemora Ione. A educadora destaca a importância desse tipo de evento no incentivo à leitura, que deve ser trabalhado desde a primeira infância. “Nosso objetivo é a educação e formação do leitor, desde o manuseio até o gosto pelos livros”, completa.

Na tarde desta quinta-feira (15/9) alunos do Cmei Atalaia visitaram a feira, participando de brincadeiras e oficinas de leitura. As professoras Amanda e Ana Claudia falaram da expectativa das crianças em participar do evento, além das ações da própria instituição em incentivar o hábito de ler. “Nas salas de aula, colocamos os livros em prateleiras dispostas à altura dos olhos, para que os estudantes se sintam instigados”, mencionam as duas. O evento contou com o apoio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), que forneceu o acervo do curso de Biblioteconomia como parte do projeto de extensão Biblioteca Modelo. 

10ª Mostra de Livros Infantis do DEI

10ª Mostra de Livros Infantis do DEI

10ª Mostra de Livros Infantis do DEI

10ª Mostra de Livros Infantis do DEI

Fonte: Ascom UFG

Categorias: CEPAE DEI MOSTRA DE LIVROS Última hora