Fórum de Educação

Políticas públicas na educação infantil é tema de debate na UFG

Em 31/05/16 15:38.

Faculdade de Educação sedia Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil na Região Centro-Oeste

Texto: Camila Godoy

Fotos: Ana Fortunato

Diversos professores e representantes de movimentos sociais se reuniram no Auditório da Faculdade de Educação (FE) da UFG, na manhã desta terça-feira (31/05), em um debate sobre políticas públicas para a Educação Infantil na Região Centro-Oeste. O encontro, organizado pelo Fórum Goiano de Educação Infantil, segue com programação até quarta-feira (01/06). Ao final do evento, os participantes terão produzido uma carta que será apresentada ao Movimento Nacional, com propostas políticas para a área.

A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em diferentes Contextos (Nepiec) da UFG, Ivone Garcia Barbosa, recebeu os participantes. Segundo ela, o evento é resultado do trabalho integrado de 200 municípios e da preocupação com a atual conjuntura política e econômica de governos que preferem importar ideias a olhar a realidade de sua Educação.

MIEIB-CO

Palestras e exposições fazem parte da programação do evento que debate as políticas públicas para a área da Educação Infantil

O reitor da UFG, Orlando Amaral, prestigiou a abertura do Encontro e ressaltou a participação da Universidade na luta pela implantação de políticas públicas para a educação em todos os níveis. “A escola pública é a nossa bandeira. Ela começa na Educação Infantil e deve chegar até as universidades com o mesmo propósito: formar cidadãos que respeitem as diferenças”, afirmou.

MIEIB-CO

Orlando Amaral defendeu a parceria entre diferentes entidades para o fortalecimento da escola púlbica

A solenidade de abertura também teve a presença da diretora da FE, Karine Nunes de Moraes, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, Sandra Valéria Rosa, e das coordenadoras dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil do Mato-Grosso e do Mato-Grosso do Sul, além de representantes de diversos movimentos sociais, sindicatos e pesquisadores.

Desafios e perspectivas para a Educação Infantil

A primeira palestra do evento ficou a cargo da professora da Universidade do Estado do Mato-Grosso (Unemat), Jaqueline Pasuch, que fez uma apresentação sobre as políticas públicas de Educação Infantil dentro do cenário de desafios e perspectivas. Para tanto, a palestrante trouxe uma retrospectiva da construção coletiva do imaginário de que para se cuidar de crianças não é necessário uma formação específica e de que a educação infantil compreende em civilizar as crianças. Para ela, mudar essa visão é principal ponto a ser enfrentado.

Segundo Jaqueline Pasuch, muitos consideram a creche apenas como um lugar para deixar os filhos enquanto se trabalha fora e não como parte da Educação. "Nós precisamos concretizar a concepção de Educação Infantil no Brasil. Só assim poderemos ter efetivas políticas públicas para as crianças de até cinco anos de idade, em espaços institucionais, coletivos e não domésticos”, defendeu.

MIEIB-CO

Em palestra, Jaqueline Pasuch abordou diversos aspectos da Educação Infantil brasileira

A palestrante também apontou outros desafios para a área como a desigualdade ao acesso à Educação Infantil, a legislação brasileira e a autonomia dos professores. Para ela, são esses profissionais que devem decidir sobre a parte pedagógica. “Nós somos agentes da transformação social. Não há como falar em educação pública de qualidade sem formação dos docentes”, afirmou.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Educação Infantil