daniel vilela 1

Deputado federal Daniel Vilela visita laboratório da UFG

Em 16/05/16 13:05.

Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional conheceu Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Ana Fortunato

O deputado federal Daniel Vilela, presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMCC) do Congresso Nacional, visitou nesta segunda-feira (16/5) o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) do Instituto de Estudos Sócios Ambientais (Iesa) da UFG. Além de toda a estrutura física e tecnológica, o parlamentar conheceu o acervo de pesquisas, banco de dados de imagens de satélite e dados geográficos do portal do laboratório na internet.

Coordenador do Lapig, professor Laerte Ferreira, explicou ao deputado que o laboratório é atualmente o único no Brasil que emite anualmente alertas sobre o desmatamento do Cerrado brasileiro e possui o maior portal de dados agrícolas com banco de imagens de satélite do País. “O portal do Lapig na internet já recebeu mais de 200 mil visitas, sendo que a maior parte foi utilizada por pesquisadores do Brasil e de vários outros países”, comentou.

daniel vilela 3

Professor Laerte Ferreira, coordenador do Lapig, apresentou ao Deputado Federal Daniel Vilela a estrutura do laboratório

Laerte Ferreira destacou a importância do laboratório para o segmento agropecuário brasileiro devido ao conjunto de informações científicas que podem auxiliar na implantação de pastagens manejadas que representam menores impactos ao meio ambiente. “Um dos grandes desafios do Brasil é aliar a produção agropecuária à sustentabilidade”, ressaltou.

O professor Laerte Ferreira explicou ao deputado que já está disponível na internet uma outra iniciativa do Lapig, que é o portal Pastagem.Org. Ele informou que o portal reúne milhares de imagens de satélite e mapas de todo o território nacional com acesso facilitado e gratuito. “Queremos que todos os componentes da indústria pecuária conheçam e utilizem informações deste portal para tornar o segmento ainda mais produtivo e ambientalmente sustentável”, acrescentou.

daniela vilela

Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional propôs parceria com a UFG

Daniel Vilela avaliou como muito produtiva a visita ao Lapig e defendeu que toda a classe política precisa conhecer cada vez mais as pesquisas e projetos desenvolvidos pelas universidades. “Como presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas pretendo deixar um canal aberto de resolução para as dificuldades enfrentadas pela academia”, afirmou. O deputado elogiou o trabalho desenvolvido por toda equipe do laboratório e afirmou que o objetivo da visita é criar mecanismos de colaborar para que os projetos desenvolvidos pela Universidade possam ter continuidade e seguir apresentando bons resultados.

daniel vilela 2

Portal do Lapig na internet disponibiliza gratuitamente o maior acervo com dados e imagens agrícolas de satélite do País

Participaram da reunião com o Deputado Federal Daniel Vilela a Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação, professora Maria Clorinda Fioravanti, a diretora do Institutos de Estudos Sócio-Ambientais, professora Celene Barreira e o Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica, professor Cândido Borges, além de professores, pesquisadores e servidores do Iesa. O portal do Lapig na internet disponibiliza de forma rápida e gratuita o acesso às pesquisas de mestrado, doutorado e artigos científicos produzidos pela Universidade na área de estudos ambientais.

daniel vilela 4

Professor Laerte Ferreira defende uma maior utilização das imagens de satélite das pastagens do Cerrado pelo setor agropecuário

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora