Conecta Sus

Reitor visita Secretaria Estadual de Saúde

Em 10/03/16 13:16.

Secretário promete disponibilizar dados sistematizados sobre a saúde no Estado de Goiás para pesquisas

Texto: Michele Martins

Fotos: Carlos Siqueira

A convite do Secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, o reitor da UFG, Orlando Amaral, visitou hoje (10/3) o Centro de Informação e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) com o objetivo discutir possibilidades de parceria entre as duas instituições. De acordo com o secretário, o Conecta SUS faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás e possui uma infraestrutura de tecnologia da informação de referência nacional. Está capacitado para receber, monitorar dados atualizados em tempo real e produzir indicadores sobre saúde como, por exemplo, sobre a vacinação, a mortalidade infantil e epidemias, para conectar técnicos e gestores de 246 municípios de Goiás em prol de tomadas de decisões para solucionar estes problemas de saúde.

As parcerias entre Secretaria de Saúde e Universidade são constantes e, desde 2012, são mantidos convênios e protocolos de intenções que possibilitam a formação profissional, residências médicas e campos de estágio que já beneficiaram centenas de estudantes e agentes de saúde. Para a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST/SUS), Irani Ribeiro, a existência destas parcerias é fundamental para capacitar as pessoas para que saibam analisar e utilizar os dados levantados pelo Conecta SUS. "Esta visita dos gestores da UFG servirá para efetivarmos novas parcerias. Entre as propostas que serão analisadas estão a gestão do recurso financeiro recebido da Secretaria para remuneração de professores que não tenham vínculo com o Estado ou Município, a abertura da especialização lato sensu em Análise de Situação em Saúde, criação de oficinas sobre metodologias ativas para docentes da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago", informou a superintendente.

visita conecta sus

Secretário Leonardo Vilela mostrou para os gestores da UFG a infraestrutura e o funcionamento do Conecta SUS

Leonardo Vilela, afirmou que as informações geradas pelo Conecta SUS estarão sempre disponíveis para consulta da Universidade de acordo com as demandas de ensino e pesquisa. "Temos aqui um modelo de monitoramento pioneiro no Brasil e estamos interessados em disponibilizar as informações do nosso banco de dados para a Universidade com o intuito auxiliar as pesquisas na área de saúde".

Orlando Amaral, que esteve presente na inauguração do Conecta SUS em dezembro de 2015, mostrou-se surpreendido com a capacidade e evolução do Centro de Informação: "Estamos impressionados com a quantidade de informações disponibilizadas aqui. Já possuímos muitas parcerias como convênios de estágios, residências médicas, cursos de especialização e de mestrado e esta visita abrirá novas possibilidades de pesquisa", anunciou o reitor.

visita conecta sus parcerias

Participaram da reunião a diretora do Iptsp-UFG, Flávia Aparecida de Oliveira, e  os professores Elias Rassi Neto e Edsaura Maria Pereira

Fonte: Ascom / UFG

Categorias: Última hora capacita sus IPTSP