gabinete reunião saúde

Gestores discutem parcerias na área de saúde

Em 02/03/16 17:39.

Reitor da UFG se reuniu com Irani Ribeiro, superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST/SUS)

Texto: Michele Martins

Fotos: Carlos Siqueira

O reitor da UFG Orlando Amaral recebeu na manhã de hoje, (2/3), a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST/SUS), Irani Ribeiro, para discutirem parcerias e o apoio institucional na formulação de vários projetos na área de formação dos profissionais que atuam  na área de  saúde no estado. De acordo com a professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Edsaura Maria Pereira, parcerias nesta área já existem há anos e precisam ser mantidas: "Todas as unidade vinculadas à área de Saúde na UFG já mantém algum tipo de parceria, tanto na área do ensino, quanto diretamente na prestação de serviços coordenados pelas Secretarias Municipal ou Estadual de Saúde. O que pretendemos com este encontro de hoje é a retomada e a reestruturação de projetos, além de organizar uma agenda visando a ampliação de resultados positivos nesta área", declarou Edsaura Pereira.

Além da professora  Edsaura Pereira , a reunião contou com a presença da assessora da reitoria, Sandramara Matias Chaves, das professoras vinculadas ao Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Núcleo de Ensino de Saúde Coletiva da UFG (NESC), Marilúcia Batista e Marta Rovery, também professora do IPSTP e  coordenadora do mestrado profissional, Nilva Almeida da  Faculdade de Enfermagem da UFG e o chefe de gabinete, João Teodoro de Pádua.

Para a superintendente Irani Ribeiro, o encontro servirá para alinhar ações na área de formação em saúde voltadas para profissionais que já atuam na área. "Só assim fortaleceremos as parcerias entre a Secretaria de Saúde e Universidade. A ideia é formalizarmos uma oficina na Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago , para delinearmos ações de  formação para profissionais da área", disse. Atualmente, este órgão da Secretaria Estadual de Saúde oferece cursos descentralizados em 17 municípios.

Para o reitor, as propostas  precisam ser amadurecidas para tornarem-se projetos bem sucedidos e se colocou a disposição para o que for  necessário para que as parcerias sejam implementadas, " pois as possibilidades são muitas e todas estas parcerias nos interessam", afirmou. Na oportunidade, o reitor foi convidado para conhecer a Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago e também, juntamente com o Secretário de Saúde, visitar o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta-SUS).

reunião área da saúde

A reunião foi acompanhada pela coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG

gabinete reunião saúde

A superintendente Irani Ribeiro reafirmou a importância do estabelecimento de parcerias na área da saúde pública