História das Invenções

Interprograma História das Invenções é lançado na UFG

Em 12/12/15 13:45.

Projeto busca a divulgação de conhecimentos científicos por meio de uma linguagem de fácil acesso

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Adriana Silva

Com o objetivo de difundir o conhecimento científico para a população, foi lançado, nesta sexta-feira (11/12), o interprograma História das Invenções. O evento ocorreu no auditório Professor Biolkino Pereira, na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG e contou com a participação dos produtores do interprograma: Grupo PET - Engenharias, Laboratório de Engenharia Multimeios (Engemulti) e Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE).

O projeto foi uma iniciativa do professor da EMC Getúlio Júnior que, em conjunto com alunos de um projeto de extensão, deu o passo inicial para a configuração de um programa que transmitisse conhecimentos sobre as principais invenções da humanidade de forma simples e com uma linguagem acessível a pessoas sem conhecimentos técnicos sobre engenharia. "A gente pode traduzir o 'engenheirêz' para uma linguagem que seja agradável e de fácil entendimento", explicou o diretor da EMC, professor Marcelo Stehling de Castro, colaborador do projeto.

História das Invenções lançamento

Para Getúlio Júnior, a duração curta do interprograma condiz com o modo como a sociedade atual encara o tempo

Veiculação

Depois de tentativas de realizar o programa com vários desafios em relação à edição, o professor Getúlio Júnior e os participantes do projeto de extensão conseguiram uma parceria com a Fundação RTVE para produção do interprograma e veiculação no canal 14. "A ideia do interprograma é genial pois hoje as pessoas não têm tempo de assistir a programas longos. Por isso ele é curto e eficaz", alegou Getúlio Júnior. O projeto visa captar a atenção dos telespectadores para o conhecimento de invenções antigas que deram origem a diversas outras invenções que utilizamos no dia-a-dia.

No evento de lançamento foram apresentados quatro episódios do História das Invenções, que tratavam de temas como a origem da roda e dos automóveis. O interprograma já está sendo veiculado entre a programação do canal 14. A primeira temporada possui 24 episódios e os 4 primeiros serão mostrados durante mês de dezembro. A segunda temporada já está sendo produzida para o ano que vem.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: História das Invenções Interprograma