Selma Parreira

Exposição de Selma Parreira é inaugurada na Galeria da FAV

Em 11/12/15 11:51.

Exposição Desuso estará na Galeria da Faculdade de Artes visuais da UFG até o dia 30 de janeiro de 2016

Texto: Italo Wolff

Fotos: Camila Caetano

Foi apresentada nesta sexta-feira (11/12) a exposição de pinturas da artista e pesquisadora Selma Parreira, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG (FAV). A exposição Desuso é composta por dez obras e se dedica a retratar espaços que perderam sua função original, como um galpão industrial abandonado, que é ressignificado pelo olhar da artista. Esta é a última mostra da galeria no ano de 2015 e estará em exposição até o dia 30 de janeiro de 2016.

Segundo Selma Perreira, a mostra é parte do projeto Machina - memória e poética dos lugares e espaços, um projeto de pesquisa que busca investigar conceitos visuais de coisas que perderam seu usos, mas adquiriram outros. No caso de Desuso, as coisas são lugares, arquiteturas e espaços. “Minha família tem, desde 1957, o galpão que abrigava a máquina de arroz, em Anápolis. Depois de desativado, eu comecei a fazer a pesquisa sobre a história do lugar, a localização, e a memória”.

Selma Parreira

Reitor, Orlando Amaral, prestigiou abertura de exposição

A professora realiza as pesquisas históricas e de linguagem para este projeto desde 2013. Segundo Selma Parreira, os objetos impregnados com memória e poética foram traduzidos metaforicamente pela sobreposição de algumas pinturas de períodos anteriores com novas camadas, mas que ainda revelam elementos da primeira obra. As telas de 100x200 cm e 100x150 cm utilizam a técnica da encáustica, juntamente com outros materiais.

Durante a abertura, a artista parabenizou a galeria pelo reconhecimento de nível nacional na arte contemporânea, lembrando que recebe com frequência pesquisadores e professores de todo Brasil. Também chamou atenção para a importância dos curadores Bené Fonteles, Antonio Ambrósio Bandeira e Irene Tourinho, que ajudaram a desenvolver o conceito através de diálogos e questionamentos.

Na opinião da aluna de Artes Visuais, Carolina Coelho, Selma Parreira deu uma nova leitura a lugares através da arte.  “Ela tem uma estética muito particular. Deu uma visão contemporânea a coisas tão comuns para a gente, como esses espaços urbanos abandonados” afirmou.

Selma Parreira

Mostra de arte contemporânea é a última atração da Galeria da FAV em 2015

Fonte: ASCOM

Categorias: Última hora Exposição Artes Visuais Galeria FAV