PRPI

Planejamento de pesquisas acadêmicas é tema de palestra

Em 29/05/15 15:40.

Palestrante Ivan Sampaio apresentou dicas de delineamento e observações a serem consideradas em um projeto

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Carlos Siqueira

Em continuação ao ciclo de palestras voltados para a Formação em Pesquisa, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, nesta quinta-feira, 28/05, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ivan Barbosa Machado Sampaio, abordou o tema Qual delineamento e quantas observações devo considerar em meu projeto? O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia.

Ivan Sampaio agradeceu o convite da PRPI e alegou que o objetivo da palestra seria relacionar métodos estatísticos com a pesquisa acadêmica pois, segundo ele, a estatística é muito importante em projetos de qualquer natureza. “Não se pode diferenciar o papel do estatístico do papel do pesquisador em um projeto, pois os dois devem trabalhar em conjunto para que o objetivo da pesquisa seja concretizado", disse.

O professor defendeu que controlar os fatores relacionados à pesquisa é fundamental para obter maior estabilidade nas respostas, tendo em vista que a variabilidade delas é inevitável em qualquer universo pesquisado. Ao contemplar diferentes áreas do conhecimento, como as Ciências Sociais, Sampaio explicou que questionários são mais propícios a um desvio de respostas, visto que o pesquisador controla menos o grupo de pessoas questionado.

Ivan Sampaio também sugeriu que, mesmo a estatística exigindo uniformidade de amostras, é possível que o pesquisador divida a amostra pesquisada em subgrupos uniformes. Essas práticas, segundo ele, otimizam a pesquisa. Além disso, o professor considerou que são necessários planejamento prévio e custo viável, em qualquer área de experimentação.

Formação em pesquisa

Ivan Sampaio defendeu que planejamento e viabilidade de custos são imprescindíveis em qualquer projeto

Participantes

O doutorando do Programa de Inovação Farmacêutica, Bertin Zárate Sánches, participou da palestra. Segundo ele, Ivan Sampaio esclareceu diversos pontos que o ajudou a enxergar sua pesquisa com um olhar mais crítico. "Quanto mais eu tiver informações sobre como montar um projeto e como avaliar os resultados, mais chances eu tenho de que meu projeto tenha sucesso", disse.

Já para a estudante de graduação em Artes Visuais da UFG, Hellen Cristine, a fala do palestrante sobre o delineamento de uma pesquisa a ajudará em seus projetos futuros. "A iniciativa da PRPI acaba ampliando nosso raciocínio de como fazer projetos e ajuda nossa formação”, explicou.

Formação em pesquisa

Palestra reuniu diversos interessados em elaborar projetos e avaliar resultados

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Programa de Formação em Pesquisa PRPI Palestra