Projeto Cães Guia

Parceria permite formação adequada de cães guias

Em 24/04/15 08:27.

A Escola de Veterinária e Zootecnia participa de projeto para a produção e treinamento de animais aptos para promoverem a igualdade física de pessoas com deficiência visual

Texto: Caroline Pires

Fotos: Assessoria de Comunicação do IFGoiano

Dando continuidade à parceria que se estende há mais de 3 anos, nesta quarta-feira, 22/04, comissão da UFG visitou o Câmpus Urutaí do IFGoiano. O objetivo foi continuar trabalhando a articulação da implementação da infraestrutura do projeto Cães Guia, que integra o Programa Viver sem Limites do Governo Federal. O projeto visa promover a igualdade física e reintegração da pessoa com deficiência visual na sociedade por meio da produção e treinamento de animais aptos para auxiliarem seus donos nas atividades cotidianas.

Integraram a comissão que visitou o IFGoiano, além do diretor da EVZ, Marcos Café, o vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues e a professora Rosângela Alves. A EVZ está envolvida na construção do projeto desde o seu início, mesmo não tendo participado do edital de abertura do projeto, uma vez que a concorrência foi disponibilizada apenas para Institutos Federais.

A Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG) irá atuar especificamente nos procedimentos iniciais para a formação dos animais. Marcos Café explica que, após a produção e melhoramento genético dos animais, os futuros cães guias são entregues a “famílias socializadoras” que iram zelar por eles até os 18 meses de idade. Esse trabalho será realizado com o acompanhamento de instrutores do projeto.

Após ser apresentado aos ambientes urbanos e aprender as atitudes corretas a serem adotadas em espaços como aeroporto, shopping e na rua, os cães estarão aptos para continuar seu treinamento na estrutura que está sendo construída no Câmpus Urutaí, do IFGoiano.  “Todos esses procedimentos são trabalhosos, especialmente se considerarmos que não é qualquer animal que irá se adaptar a qualquer deficiente visual”, ressaltou o professor.

Atualmente a EVZ não possui a infraestrutura de creche e maternidade para os animais, contudo, já estão sendo realizadas articulações junto ao Governo Federal para a disponibilização das verbas para a construção de uma estrutura necessária ao projeto também na UFG.

Projeto Cães Guia 01

Integrantes da comissão da UFG e do IFGoiano visitam as instalações do Projeto Cães Guia em Urutaí

Projeto Cães Guia 02

Parceria entre as duas instituições de ensino está firmada desde o início do projeto