SBPC

II Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência

Em 22/04/15 07:33.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de maio pela internet

O Prêmio SBPC/ GO de Popularização da Ciência encontra-se em sua segunda edição. No ano passado, foram selecionados 24 trabalhos de diversas áreas do conhecimento cujo resultado é uma coletânea de artigos destinados aos estudantes de escolas públicas de Goiânia. Em 2015, além da publicação no livro com os quatro melhores trabalhos das seis áreas de conhecimento, o melhor trabalho de cada uma das seis áreas de conhecimento também receberá um tablet.

Criado como forma de promover a popularização da ciência e do conhecimento e diminuir a distância entre a produção dos saberes científicos e a população goiana, o prêmio será concedido como reconhecimento e estímulo aos estudantes de graduação e pós-graduação, podendo ainda concorrer os concluintes dos cursos no período de até um ano após a conclusão.

De acordo com Reginaldo Nassar, Secretário da SBPC Regional Goiás, “A primeira experiência do Prêmio de Popularização da Ciência já nasceu como referência no cenário nacional.” Avalia ainda como um passo importante na expectativa de incentivar mais ações com a bandeira da popularização da ciência.

A professora da UFG que coordena a comissão organizadora do prêmio, Nusa de Almeida Silveira, relata com entusiasmo a aprovação do projeto de extensão financiado com recurso do Programa de Extensão Universitária (Proext), que dará continuidade a ação de popularização da ciência nas escolas. O Projeto Socializar - Popularização do saber produzido em Goiás é resultado de uma parceria entre a Universidade, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Goiás (SBPC/GO) e Escolas Públicas. Atualmente, é coordenado pela professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Rosália Santos Amorim Jesuíno.

Com o prêmio e o projeto de extensão pretende-se alcançar professores e alunos do ensino médio de Goiás, com temas de seu interesse, em uma linguagem mais criativa e acessível.

Clique aqui para mais informações

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: editais Prêmio SBPC destaque