Visita Ministério do Trabalho Incubadora Social 01

Incubadora Social recebe visita de representante do Ministério do Trabalho

Em 01/04/15 12:17.

O Projeto Catadores Solidários, Cata Sol, completa 3 anos em 2015

Texto e foto: Maria Glória Alves da Silva

 

A Incubadora Social da UFG recebeu esta semana a visita de um técnico da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho. O servidor federal, fiscal do órgão, Rodrigo Carvalho de Sousa, veio conhecer de perto o Projeto Catadores Solidários (Cata Sol) e fazer sua avaliação.

Rodrigo Sousa se reuniu com o Coordenador Geral da Incubadora, Fernando Bartholo, e também com a equipe técnica do projeto, ocasião em que ouviu as experiências de cada profissional. O fiscal ainda visitou a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável “Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente” (Cooper Rama), localizada na Região Noroeste de Goiânia.

A princípio aprovou o trabalho da Incubadora que é realizado junto aos catadores de materiais recicláveis de Goiânia e de algumas cidades do interior, e posteriormente irá enviar um relatório detalhado sobre a sua visita. Rodrigo explicou que é normal e usual, em todo início de governo, a realização de uma inspeção geral dos projetos financiados pelo Ministério do Trabalho. “Essa nossa inspeção é mais preventiva”, frisou.

 

Projeto Cata Sol

O Cata Sol completa em outubro de 2015 três anos de existência, celebrando a data com a adesão de sete cooperativas em Goiânia e cerca de dez no interior do estado, onde são beneficiados mais de 300 catadores. 

O objetivo central do Cata Sol é fomentar a implantação, nos municípios integrantes do projeto, programas de coleta seletiva e a criação de empreendimentos de economia solidária e de incubadoras locais, além de redes de cooperação atuantes com resíduos sólidos.

Além da capital, onde se concentra a maior parte desses trabalhadores, os municípios de Nerópolis, Nova Veneza, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Hidrolândia, Anápolis, entre outros, constam na lista do projeto.

Hoje, com assessoria técnica da Incubadora Social, o apoio financeiro do Governo Federal e o suporte logístico das prefeituras locais, essas cidades contam com programas de coleta seletiva e os catadores, com cooperativas devidamente constituídas.

 

Visita Ministério do Trabalho Incubadora Social 02

Durante a visita  o fiscal do Ministério do Trabalho (à esquerda) visitou a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável “Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente” (Cooper Rama), localizada na Região Noroeste de Goiânia

Fonte: Incubadora Social UFG

Categorias: Última hora Incubadora Social UFG