Visita coordenador do Festival Internazionale del Film sull'Arte e di Biografie di’Artisti

Coordenador de festival italiano de artes discute parceria com a UFG

En 17/12/14 10:02 .

A intenção é trazer o evento para o Brasil no mês de setembro

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

A professora Rosa Berardo, da Faculdade de Artes Visuais (FAV), que fez parte do júri do festival neste ano e integrará a seleção dos jurados em 2015, acompanhou o diretor recebido pela coordenadora substituta da CAI, Alexandra Nogueira, e sinalizou a parceria da UFG, assumindo a coordenação da edição brasileira. “O festival de Asolo é o primeiro de artes a ser realizado no mundo”, destacou Attilio Zamperoni sobre o evento promovido desde 1973 pela Associação Cultural Armonioso Labirinto Asolano. A previsão é que aconteça no Brasil no mês de setembro, junto ao Festival de Artes de Goiás, promovido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).

Parceria entre UFG e instituição de Asolo, na Itália, prevê ainda a internacionalização do curso EaD na área de Artes, que está sendo implantado por professora da FAV

Outro projeto em pauta é a criação de uma instituição internacional de pós-graduação em Artes, a Casa de Cultura dos Brics. “Vai ser um ponto de encontro de culturas internacional dos países do Brics”, explicou o diretor. Dentro do projeto, será elaborado um jornal on-line com artigos de pesquisadores de diversos países que integram a instituição. A professora Rosa Berardo participará do comitê de elaboração brasileiro.

Além das parcerias, Attilio Zamperoni demonstrou o interesse em doar o acervo de mais de 6 mil filmes de 100 países que se inscreveram no festival de Asolo para a UFG. Rosa Berardo acredita que a doação colaborará como material para pesquisa dos estudantes e poderá ser disponibilizado on-line para os estudantes do curso de licenciatura Educação a Distância (EaD) em Cinema, Animação, Jogos e Histórias em Quadrinhos, que será oferecido pela FAV no ano que vem.

Fuente: Ascom UFG

Categorías: CAI Cinema Educação a distância Última hora