Na linha de chegada, campeão da V Volta UFG celebra a vitória

Centenas de pessoas participam da V Volta da UFG

Em 15/12/14 17:09.

Atletas profissionais e amadores realizaram percurso no Câmpus Samambaia. Ao longo do trajeto, diversidade dos atletas evidencia diferentes experiências com o esporte

Texto: Roseneide Ramalho

Fotos: Carlos Siqueira

O tempo fechado na manhã do último sábado, 13/12, não foi impedimento para centenas de corredores e caminhantes que participaram da V Volta da UFG. Do alto rendimento a superação de limites, o percurso pelas vias do Câmpus Samambaia foi tomado por exemplos de dedicação e amor ao esporte. Ao todo, 1.110 pessoas se inscreveram no evento que premiou corredores em três categorias: professores e técnico-administrativos, comunidade e alunos.

A prova, realizada em dois segmentos, teve a largada dada inicialmente para o primeiro pelotão de atletas, composto pelos corredores que fizeram trajeto de 10 Km, e, em seguida, para o grupo que optou pela caminhada de 5 Km.  O vencedor geral da corrida foi Gustavo Barros, 18 anos, que completou o percurso de 10 Km em 33 minutos. Com apenas dois anos e meio de treino, o atleta ficou satisfeito com o primeiro lugar. “Foi uma boa corrida”, afirmou.

Corrida teve mais de 1.000 inscritos

No Feminino Geral, a campeã foi Maria Glória Alves, com o tempo de 42:52. "Mais um limite vencido. No ano passado completei e venci essa mesma prova com cerca de um minuto a mais. Foi muito bom", disse.

Incentivo

Adepto ao esporte, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, participou da V Volta da UFG e destacou as iniciativas realizadas para incentivo à prática esportiva na Instituição. “Estamos fazendo várias ações neste sentido, a Volta da UFG é uma delas. Nós inauguramos recentemente o Centro de Esportes, com quadra coberta muito bem equipada e academia. Uma nova pista de atletismo está para ser inaugurada”, disse.

O professor da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) e coordenador de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), Juracy da Silva Guimarães, enfatiza os avanços ao longo de cinco edições da corrida. “Nos últimos anos, temos conseguido aumentar e democratizar a participação”, ressaltou ao lembrar que a Volta da UFG inicialmente era quase exclusiva para o público interno da Universidade. Segundo o coordenador, o planejamento é ampliar o evento para duas edições ao ano, com a realização também de uma corrida no período do inverno.

Corrida de Rua

A diversidade do público foi um dos atrativos da quinta edição da Volta da UFG. Além de alunos, professores e técnico-administrativos, a corrida teve a participação característica das corridas de rua que integram grupos de amigos, familiares e também daqueles que apostam na irreverência e correm fantasiados. Um dos homenageados desta edição foi o Papai Noel. Aos 79 anos, José Bezerra Sobrinho, mais conhecido como Bode Corredor, antecipou a festa natalina e participou vestido de bom velhinho. “É o mito das crianças, todas gostam do Papai Noel”, declarou.

Aos 79 anos, José Bezerra Sobrinho apostou na irreverência

Um dos representantes da comunidade universitária é o funcionário da UFG, Wagner Ferreira Lemes. Há 36 anos na prática esportiva, ele tem um calendário cheio ao longo do ano, cujo encerramento ocorreu na Volta da UFG. “Essa é minha última prova do ano. Nós que somos servidores temos que representar bem nossa Instituição”, afirmou o funcionário que participou de todas as edições do evento. Representante do público docente, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Wanderlene Blanco Nunes, caminhou acompanhada dos filhos e defendeu o estímulo ao esporte desde a infância. “É muito bom para saúde e para o desenvolvimento da criança, acho essencial”, ressaltou.

A professora Wanderlene participou ao lado dos filhos

A professora Wanderlene Blanco Nunes participou ao lado dos filhos

Fonte: Ascom UFG