Com 44 anos de vida acadêmica, Maurício Leite recebe título de Professor Emérito

Ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFG recebe título de professor emérito

Em 24/11/14 08:29.

Maurício Sérgio Brasil Leite também foi diretor do Hospital das Clínicas (HC)

Texto: Alex Maia

Foto: Carlos Siqueira

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG) recebeu a sessão solene para entrega do Título de Professor Emérito ao professor Maurício Sérgio Brasil Leite na quinta-feira, 20/11, em cerimônia presidida pelo reitor Orlando Amaral. Professores, técnico-administrativos, familiares e amigos presenciaram o momento de homenagem, concedida em consideração aos relevantes serviços prestados pelo professor e pesquisador do curso de Medicina da UFG.

Responsável por indicar o nome do professor Maurício Sérgio Leite ao processo de escolha de título de professor emérito do Conselho Universitário (Consuni), o também docente da Faculdade de Medicina, Maurício Barcelos Costa, exaltou a brilhante trajetória do colega. “A carreira do professor Maurício sempre foi marcada com dedicação, respeito ao próximo e efetivo compromisso com o crescimento do aluno. Ele foi e sempre será lembrado como grande mestre”, afirmou.

O reitor da UFG lembrou de um dos maiores desafios do homenageado durante sua brilhante trajetória como docente da unidade acadêmica: “O professor Maurício Sérgio Leite foi diretor da Faculdade de Medicina e diretor do Hospital das Clínicas, que passava por dificuldade. Ele superou esse desafio, graças ao seu senso de gestão e espírito público, dirigindo ambos com muita competência”.

Com 44 anos de vida acadêmica, Maurício Leite recebe título de Professor Emérito

Orlando Amaral concede título de Professor Emérito a Maurício Leite  

A atual diretora da Faculdade Medicina, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, também manifestou congratulações em tom emocionado ao professor Maurício Sérgio Leite e ressaltou a importância do título. “Este título vai muito além das salas de aula. É um título de agradecimento e reconhecimento pela trajetória notável de alguns professores que cumpriram seus papéis como educadores e pesquisadores, muito além de suas atividades docentes”, ressaltou a diretora.

O homenageado da noite contou sua árdua trajetória para terminar seu curso de Medicina, lembrando de cada um dos amigos que o ajudaram durante a formação acadêmica. O professor também agradeceu a família pela cooperação em sua carreira: “Quero agradecer minha família por entender minhas noites de trabalho e das férias que abriram mão para ficar ao meu lado durante toda a minha formação acadêmica”. O professor encerrou seu discurso parafraseando Cora Coralina: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Professor Maurício Leite agradeceu aos familiares e colegas pelo sucesso alcançado

Maurício Leite agradeceu aos familiares e colegas pelo sucesso alcançado

Também participaram da ocasião e fizeram parte da mesa, a professora Marise Amaral Rebouças e o professor emérito Hélio Moreira.

Carreira

Com 44 anos de profissão, o professor Maurício Sérgio Leite é especialista em Patologia e foi diretor do Hospital das Clínicas (HC). O docente também foi presidente da Associação Brasileira de Laboratórios de Patologia e Citologia (Abralapac), diretor de Assuntos Profissionais da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), diretor da Faculdade de Medicina (FM) por dois mandatos, entre 1984 e 1990, além de muitas outras atividades.

 

Fonte: Ascom

Categorias: professor emérito FM Última hora