Títulos e Honrarias Oficiais entregues pela UFG - Doutor Honoris Causa

On 10/29/14 10:11 .

Alberto José Centeno (Resolução Consuni n. 44/2020). Um dos fundadores e primeiro diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Homenagem considerando sua destacada atuação nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração e por ter contribuído para a história das Ciências Biológicas na UFG, em Goiás e no Brasil, elevando o nome do Instituto de Ciências Biológicas e da Universidade junto à sociedade.

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas - Poetisa Cora Coralina (Resolução Consuni n.001/1982).  
Nascida na Vila Boa foi à poetisa de maior destaque de Goiás. Sua vida como escritora iniciou-se aos 14 anos. A cerimônia de entrega foi realizada em 1983.

Ana Maria Primavesi (Resolução Consuni n.007/2011). Pela relevância de sua contribuição para o desenvolvimento da agroecologia no estado de Goiás, no Brasil e na América Latina. A cerimônia de entrega foi realizada em 01/03/2012 – 20 horas – Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG.

Antônio Heráclito Sobral Pinto (Resolução Consuni n.006/1988).

Carlos Frederico Marés (Resolução Consuni n. 94/2021). Considerando sua destacada atuação nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração e por sua relevante contribuição ao desenvolvimento científico do Direito Agrário na UFG, em Goiás, no Brasil e na América Latina, elevando o nome da Faculdade de Direito e da Universidade junto à sociedade.

Carlos Rodrigues Brandão (Resolução Consuni n.001/2010).
Por sua relevante contribuição enquanto educador e pesquisador, inserindo a cultura popular goiana nos campos da antropologia social e da educação popular. A cerimônia de entrega foi realizada em 28/05/2010 – 20 horas – Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG.

Gerson de Castro Costa (Resolução Consuni n.003/1981). Formado em Direito, foi presidente do Centro Acadêmico da antiga Faculdade de Direito de Goiás e um dos fundadores do Jornal Folha de Goyaz. Ajudou na criação da Universidade Federal de Goiás durante sua vida parlamentar como deputado. 

Jean François Douliez (Resolução Consuni n.002/1986).

Jonh Nikolas Landers (Resolução Consuni n. 021/2016): nasceu na Inglaterra em 1938 e vive no Brasil desde 1966. Tornou-se um dos grandes doutores que dedicam sua existência, competência e carisma para o desenvolvimento da agricultura no Estado de Goiás e em todo o mundo tropical, dirigindo uma grande orquestra formada por agricultores, professores, pesquisadores, extensionistas, técnicos especializados e iniciativas pública e privada empenhada na consolidação da atividade agricultura como a mais ambiental de todo o mundo. Em 1992 na cidade de Santa Helena foi responsável pela consolidação do SPD (Sistema Plantio Direto) através da fundação da Associação de Plantio Direto no Cerrado, sua atuação como consultor internacional em mais de vinte países foi decisiva para direcionar o foco do mundo para o sucesso do SPD no Brasil. Sua dedicação e atitudes lhe garantem o mérito de ser reconhecido como um Doutor Honoris Causa pela universidade que tem sido sua parceira por mais de 4 décadas.

Juan José Sanz Jarque (Resolução Consuni n.014/2003). Natural da Espanha, atuou como professor do programa de mestrado em Direito da UFG. É autor de várias obras jurídicas, foi reitor da Universidade Católica de Ávila, advogado do Conselho de Madri, e catedrático de Direito Agrário da Universidade Politécnica de Madri. É membro da Real Academia de Jurisprudência e Legislação de Madri, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Membro Honorário do Instituto de Direito Agrário e Comparado de Florença, Membro honorário do Instituto Mexicano de Cultura e Membro da Academia de Jurisprudência de Aragão. 

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (Resolução Consuni n. 145/2022). 

Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque (Resolução Consuni n. 0101/2021). Por sua relevante contribuição na formação especializada de cirurgiões, na organização multidisciplinar da equipe do Hospital das Clínicas da UFG e ao desenvolvimento científico da Especialidade de Cirurgia do Aparelho Digestivo, em Goiás e no Brasil elevando o nome da Faculdade de Medicina e da Universidade junto à sociedade.

Marconi Ferreira Perillo Júnior (Resolução Consuni n.018/2005). Governador e Senador pelo Estado de Goiás. Além da UFG, recebeu o título de Doutor Honoris da Universidade Estadual de Goiás, também por sua atuação em prol do desenvolvimento das artes, ciências, filosofia e letras no Estado. A cerimônia de entrega foi realizada em 14/12/2005 – 9 horas - Teatro Rio Vermelho, Centro de Convenções de Goiânia.

Maria Sylvia Zanella di Pietro (Resolução Consuni n.077/2021). Por seu notório saber e pela atuação em prol da ciência jurídica, tendo ainda prestado importante colaboração a Faculdade de Direito e elevado o nome da Universidade junto à sociedade.

Mauro Borges Teixeira (Resolução Consuni n.005/2002). Governador de Goiás eleito estava à frente do estado na época do golpe militar de 1964. Foi preso e teve seus direitos políticos cassados por 13 anos. Após a anistia, em 1979, voltou a participar da vida política brasileira. Em 1982, foi eleito senador da República e, em 1990, elegeu-se deputado federal. Na Câmara dos Deputados, destacou-se por sua atuação na Comissão de Defesa Nacional, sendo o primeiro parlamentar a ser agraciado com o Diploma Almirante Álvaro Alberto, patrono dos estudos de desenvolvimento nuclear no Brasil. Foi escolhido por um júri especial, composto por intelectuais e personalidades, um dos cidadãos mais representativos do povo goiano no século 20. 

Miguel Reale (Resolução Consuni n.010/1985). Ex-secretário de Justiça do estado de São Paulo e ex-reitor da Universidade de São Paulo, é autor da mundialmente conhecida “Teoria Tridimensional do Direito”. Publicou diversos livros, é membro da Academia Brasileira de Letras, presidente honorário da International Association for Phlosophy of Law and Social Philosophy, e doutor Honoris Causa em várias universidades do país e do exterior. Recebeu condecorações e medalhas na Itália, Japão, Bolívia, França e Costa do Marfim, além do Brasil.

Mozar Camargo Guarnieri (Resolução Consuni n.001/1987). Compositor brasileiro premiado internacionalmente, possui cerca de 600 obras musicais marcadas pelo forte envolvimento com a música popular brasileira. Participou da Semana de Arte Moderna, de 1922, tocou com Villa-Lobos, foi regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo e membro fundador da Academia Brasileira de Música. Foi professor do Instituto de Artes da UFG. Foi homenageado pela Universidade Winsconsin, nos Estados Unidos, recebeu a Ordem “Andrés Bello”, do governo da Venezuela, e várias outras condecorações no Brasil. 

Paulo Balduíno de Sousa Décio/Dom Tomás Balduíno (Resolução Consuni n.001/2012). Pelo reconhecimento a uma atuação ímpar nas áreas da educação, saúde, Reforma Agrária, inclusão social, na defesa das culturas indígenas e de mais de 40 anos dedicados ao ideal de um Brasil mais igualitário. A cerimônia de entrega foi realizada em 15/06/2012 – 20 horas – Catedral da Cidade de Goiás.

Paulo Freire (Resolução Consuni n.010/1988). Autor reconhecido internacionalmente por sua obra de caráter inovador e polêmico, que constitui um marco na educação brasileira. Trabalhou na UNESCO, onde participou da formulação do Plano de Educação em Massa. Foi membro do Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra, e realizou notável trabalho de alfabetização de adultos em Guiné-Bissau. A cerimônia de entrega foi realizada em 11/11/1988.

Paulo Roberto Oliveira (Resolução Consuni n. 26/2017) é engenheiro eletrônico de telecomunicações e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trouxe para o Brasil na década de 1970 a linha de pesquisa em otimização não diferenciável. Recebeu o título de Doutor Honoris da Universidade Estadual de Goiás em função da sua dedicação em desempenhar um importante trabalho na formação e na pesquisa, visando levar a formação a todas as regiões do país.

Waldomiro Bariani Ortêncio (Resolução Consuni n.010/2012). Pela sua atuação decisiva na formação humana e cultural do povo brasileiro, em especial, na preservação da cultura popular do país. A cerimônia de entrega foi realizada em 12/04/2013 – 20 horas – Auditório da Faculdade de Educação da UFG.

Washington Novaes (Resolução Consuni n.039/2008).  Pela sua atuação em prol da conscientização da humanidade e em favor de um modo de vida sustentável. A cerimônia de entrega foi realizada em 10/06/2009 – 20 horas – Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG.