Honoris Causa Paulo Roberto capa

Professor da UFRJ recebe título de doutor honoris causa

Em 27/03/18 21:28.

Paulo Roberto Oliveira é referência internacional na pesquisa e formação na área da Matemática

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

A contribuição do professor Paulo Roberto Oliveira para a formação e a pesquisa na área da Matemática foi reconhecida nesta terça-feira (27/3) com a concessão do título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em cerimônia realizada no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME), no Câmpus Samambaia. Paulo Roberto é engenheiro eletrônico de telecomunicações e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O homenageado foi conduzido à mesa pelos professores do IME Glaydston de Carvalho Bento e Orizon Pereira Ferreira e recebeu a outorga do título do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil. A honraria – a 17ª concedida pela Universidade – foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 27 de novembro de 2017. O título de doutor honoris causa é dado a personalidades da sociedade que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Honoris Causa Paulo Roberto

Professor Paulo Roberto Oliveira recebeu a outorga da honraria do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil

Em seu discurso, Paulo Roberto destacou o aprendizado mútuo na formação dos doutores que hoje atuam em diversas instituições brasileiras e sul-americanas, aos quais homenageou nominalmente. Emocionado, agradeceu a UFG pela concessão de um título que já foi dado a Dom Tomás Balduíno. "Tenho infinito orgulho de pertencer a uma universidade pública e tenho esse mesmo sentimento ao receber esse título da Universidade Federal de Goiás", ressaltou.

O professor também enfatizou o momento conturbado por que passam as universidades públicas brasileiras, com ameaça à liberdade acadêmica e cortes de verbas. "Os cortes estão levando a produção científica do Brasil a um estado terminal, ocasionando um êxodo de cérebros", lamentou. Ainda assim, conclamou todos à resistência, demonstrada no dia a dia das universidades. "Penso que a liberdade é um dos elementos constituintes das nossas instituições".

Honoris Causa Paulo Roberto

Em discurso contundente, homenageado falou da importância de resistir aos ataques ao ensino público

Os ataques ao ensino superior gratuito também foram lembrados pelo reitor da UFG. "É triste ver o país entrar nessa espiral de ódio, rancor e desmerecimento das instituições públicas. Mas nós somos fortes e resistentes. A resistência que houve no passado e que garantiu nossa sobrevivência é hoje nossa responsabilidade", disse Edward.

O reitor também destacou o trabalho do homenageado na interiorização do ensino superior. Segundo Edward, a pós-graduação chegou muito tardiamente ao Centro-Oeste brasileiro, apenas sendo possível graças ao esforço de pessoas que, como o professor Paulo Roberto, se esforçaram para levar a formação a todas as regiões do país. O resultado, na UFG, é uma pós-graduação consolidada, com 38 dos seus 78 programas com curso de doutorado.

Trajetória de dedicação
O agora doutor honoris causa da UFG também foi homenageado pelos demais integrantes da mesa. O ex-pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos e ex-diretor do IME, Geci José Pereira da Silva, saudou o homenageado em nome da comunidade universitária. Ele destacou o empenho de Paulo Roberto na criação de grupos de pesquisa em várias regiões do Brasil, além da parceria com instituições nacionais e internacionais.

O atual diretor do IME, Maurício Donizetti Pieterzack, lembrou que foi o professor Paulo Roberto que, na década de 1970, trouxe para o Brasil a linha de pesquisa em otimização não diferenciável. O resultado do seu trabalho, segundo o diretor, também está no fato de muitos de seus orientandos serem referências em suas áreas de atuação, além de terem ocupado posições de destaque em suas instituições.

Presente à cerimônia, o ex-reitor da UFRJ, Nelson Maculan Filho, também falou do reconhecimento que Paulo Roberto tem de seus alunos e colegas, tendo desempenhado um importante trabalho na formação e na pesquisa na instituição fluminense.

Honoris Causa Paulo Roberto

Paulo Roberto Oliveira é o 17º doutor honoris causa da UFG, honraria máxima concedida pela instituição

Confira mais fotos do evento no aqui.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora Doutor Honoris Causa