Lavras e louvores 040

Consulta pública sobre o Museu Antropológico está disponível

Em 16/10/14 07:44.

Os interessados podem dar suas opiniões e sugestões sobre o órgão por meio de formulário enviado pela internet

Texto: Michele Martins

Foto: Carlos Siqueira

Por ocasião do início das comemorações dos 45 anos do Museu Antropológico (MA), a direção do museu promoveu ontem, dia 14 de outubro, o lançamento da consulta pública "Que museu queremos?". Servidores do órgão, professores e estudantes do curso de Museologia, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), participaram e puderam expor, por meio de uma dinâmica em grupo, quais pontos gostariam que o MA avançasse, entre eles: democratização das atividades culturais, acessibilidade, inclusão social e maior interação com a comunidade vizinha ao museu. A professora Camila Azevedo de Moraes Wichers defende que “esse é o momento certo de expor as críticas em forma de propostas”. A estudante do 4º período do curso de Museologia, Cristina Valéria, aprovou a iniciativa de ouvir os estudantes e declarou o seu otimismo: “Ainda temos muito a conquistar e essa é a possibilidade de por a mão na massa”.

consulta museu

Comunidade acadêmica foi a primeira a participar da consulta pública

De acordo com a diretora do MA, Dilamar Cândico Martins, a iniciativa de realizar essa consulta pública surgiu para estreitar a ligação que o órgão possui com a comunidade e também pela preocupação de acompanhar a expansão que a Universidade sofreu ao longo dos últimos anos. “O Museu Antropológico foi criado para proporcionar reflexões coletivas e as atividades de ensino, pesquisa e extensão continuarão a ser uma grande demanda da sociedade, sobretudo daquelas comunidades formadas por grupos minoritários”, destacou a diretora. Ela esclareceu que por trás dessa iniciativa está a necessidade de adequação do Regimento Interno do Museu, aprovado em 1987, a definição de um Plano Museológico, a aproximação das atividades do Museu e do curso de Museologia, além da discussão em torno da criação de um Museu de Ciências em rede na UFG.

Do dia 14 ao dia 21 de outubro, um formulário para envio de contribuições em consulta pública estará disponível no site do Museu Antropológico. Por meio desse formulário, serão registradas as contribuições da sociedade que servirão de diretrizes para a sua expansão e qualificação dos profissionais nos próximos anos.

Dilamar Cândida

Diretora do Museu Antropológico, Dilamar Cândida, acredita que esse é um momento especial para a história do órgão

Ainda de acordo com a diretora do MA, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro ocorrerá um seminário com a participação da professora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Cristina de Oliveira Bruno, para que todas as sugestões coletadas sejam avaliadas e posteriormente publicadas nas redes sociais para o conhecimento de todos. “Durante esse seminário também teremos a abertura de uma nova exposição de curta duração cujo tema será Museu Antropológico, 45 anos inovando e compartilhando conhecimentos. Espero que a comunidade participe”, informou Dilamar Cândida.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: museu antropológico última hora