Projeto Salve Goiânia é lançado na UFG

Em 22/05/13 02:01.
Objetivo é recolher assinaturas para anular a lei de revisão do Plano Diretor de Goiânia

Texto: Laura Braga

Foi lançado nesta quarta-feira (22/05) no Câmpus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás, o Projeto Salve Goiânia. O projeto, de iniciativa popular, tem como objetivo recolher 50 mil assinaturas dos cidadãos goianienses para anular a lei de Revisão do Plano Diretor de Goiânia, aprovada por 24 vereadores e sancionada pelo prefeito Paulo Garcia. Diversas entidades como o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG), Associações de Moradores e Ecológicas, Sindicato dos Biólogos e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Goiás assinam o projeto.

Segundo o presidente do DCE-UFG, Flávio Nascimento, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, assumiu com professores das áreas de Engenharia, Arquitetura e dos Estudos Socioambientais, o compromisso de realizar um estudo técnico sobre a cidade, analisando os pontos positivos e negativos do Plano. De acordo com o estudante, a Câmara dos Vereadores de Goiânia afirma que esse estudo já foi feito, mas esses resultados ainda não foram apresentados a população.

Para Joaquim Tavares, diretor da Associação Ambiental Verdivale, a Região Norte da capital, onde a UFG está situada, é o berço das Águas de Goiânia, e o cinturão verde da cidade. Com a aprovação do plano, essa área seria muito afetada pela permissão de construções, o que pode causar transtornos em toda a cidade. Ainda segundo Joaquim Tavares, o artigo 116-A do novo Plano Diretor, atende somente aos interesses privados, já que legaliza as empresas instaladas ilegalmente depois do Plano Diretor de 2007.

A campanha tem por finalidade mostrar que ainda há tempo para discutir o Plano com a população, já que ele foi aprovado e sancionado em menos de 20 dias, e não respeitou o Estatuto das Cidades, quanto à participação popular nas discussões e decisões referentes ao município de Goiânia.

Fonte: DCE/UFG

Categorias: Campanha