noticia8564.JPG

Fundação RTVE transmite via web colação de grau

Em 08/06/12 06:23.
Transmissões representam maior acesso às cerimônias. Confira nesta sexta-feira a colação de grau do curso de Administração EaD

A Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), à qual está ligada a TV UFG, inova ao transmitir via web as cerimônias de colações de grau dos alunos formandos 2012. Familiares e amigos que não puderem presenciar as colações têm a oportunidade de prestigiar e acompanhar esse momento tão importante para os formandos. Para assistir a transmissão é só acessar o link www.rtve.org.br no horário do evento.

Na sexta-feira, 25 de maio, às 20h, a Universidade Federal de Goiás realizará a transmissão ao vivo da cerimônia de colação de grau do curso de Física – Curso Modalidade à Distância. A transmissão é executada pela Fundação RTVE e pode ser acompanhada somente por meio de seu site: www.rtve.org.br. A TV UFG (canal 14 UHF), de concessão da Fundação RTVE, não exibe as colações de grau em sua programação.

O processo de transmissão via web, pelo sítio da Fundação RTVE, é semelhante ao utilizado durante a 63ª Reunião Anual da SBPC, quando foram realizadas em torno de 50 transmissões ao vivo, muitas delas simultâneas. O processo consiste em captura de imagens e sons por meio de câmeras de vídeo e pelo processamento dessas informações por um servidor, que é responsável também por gerar o streaming, a transmissão via web.

As colações que serão transmitidas nos próximos dias são:

Cursos a distância (Formatura em Goiânia)

08/06 - Administração

Iniciativa - Há algum tempo a UFG vem se empenhando para tornar as solenidades de colação de grau mais acessíveis a todos os alunos e familiares. Em virtude disso, a universidade construiu o Centro de Cultura e Eventos, passou a disponibilizar aos formandos os registros fotográficos feitos pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e, agora, está firmando uma parceria com a Fundação RTVE/TV UFG para transmitir ao vivo via web as solenidades de colação de grau, permitindo assim que os familiares e amigos que não puderem estar presentes possam participar desse momento.

Com a maior parte da família morando no Piauí, o formando de Medicina, Diogo Nogueira Aires, conta que a transmissão ao vivo foi de grande valia. “Parte dos meus familiares veio para a formatura, mas para os que não puderam vir foi a chance de poder acompanhar e estar, de alguma forma, presente nessa realização”, explicou ele.

De acordo com a coordenadora de produção da TV UFG, Vanessa Moreira, o oferecimento de transmissões ao vivo pode, em algum tempo, ser estendido a outros eventos importantes da universidade. “A Fundação RTVE já realizou algumas transmissões em eventos ocorridos na UFG e hoje há conversas com a universidade para a transmissão das reuniões dos conselhos superiores da UFG”, disse ela. O
link das imagens no sítio da Fundação RTVE (www.rtve.org.br) ficou acessível apenas em tempo real, mas está prevista para breve a exibição de todas as colações de grau pela internet, provavelmente no Canal da TV UFG no Youtube, para que os interessados possam acessar e, inclusive, fazer o download das filmagens.

Fonte: Fundação RTVE

Categorias: Formatura