noticia6581.JPG

Debate reuniu quatro dos nove candidatos ao Senado

Em 16/09/10 00:26.
Os presentes defenderam estratégias para crescimento da educação

Foi realizado na manhã do dia 15 de setembro, no auditório da Biblioteca Central da UFG, o debate com os candidatos a senadores, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e Associação dos Docentes (Adufg). Desta vez, o debate teve início às 9h30, com a presença dos candidatos Bernardo Bispo (PCB), Pedro Wilson (PT) e Rubens Donizzeti (PSTU). O candidato Paulo Roberto Cunha (PP) também esteve presente, chegando logo após o início do debate.

Segundo a organização do evento, apenas o candidato Renner (PP) não confirmou presença. Já os demais candidatos, Adib Elias (PMDB), Demóstenes Torres (DEM), Elias Vaz (PSOL),e Lúcia Vânia (PSDB) haviam confirmado presença antecipadamente, mas não participaram do debate.

No primeiro bloco, os candidatos fizeram sua apresentação. Já no segundo, foram feitas perguntas sobre o tema "Educação" elaboradas pelas entidades organizadoras. No terceiro bloco, os candidatos dirigiram perguntas aos demais candidatos. No quarto, houve duas rodadas de perguntas feitas pelo público aos candidatos e, por último, os participantes tiveram tempo para suas considerações finais.

A maior parte das falas era referente ao tema da educação, como o aumento do número de estudantes nas universidades, a necessidade de melhoria dos salários dos servidores da área e o aumento do orçamento para a educação. Mas outras temáticas também foram discutidas, como a reforma agrária, a necessidade de crescimento do número de moradias e até mesmo a presença do Brasil no Haiti.

Bernardo Bispo defendeu a reforma do papel do Senado no Brasil e o maior acesso da população às universidades. Já Paulo Roberto defendeu a necessidade de capacitação dos professores e investimento na educação, evitando o apagão da mão-de-obra especializada. Rubens Donizetti criticou a expansão das universidades feita, segundo ele, sem a necessária estrutura. Pedro Wilson, ao contrário, defendeu a expansão, mas acredita que ainda é preciso muito mais para que se consiga aumentar o número de estudantes nas universidades, conforme o Plano Nacional de Educação prevê.

A Comunidade universitária marcou presença no debate com os senadores

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Eleições