noticia4776.jpg

UFG abriga lançamento de CD e DVD de mestre da cultura mineira

Em 11/11/08 02:25.
Obras registram cultura popular por meio do trabalho de Júlio Antunes Filho, o capitão Julinho
O CD Foi o que que me trouxe: moçambique do capitão Júlio Antônio Filho e o DVD Cê me dá licença: capitão Julinho e o Congado de Fagundes MG, registros de importante manifestação da cultura popular – as danças e autos populares característicos do interior do país - serão lançados em Goiânia e em Brasília nos dias 13 e 14 de novembro. Gravados com o patrocínio da Petrobrás por meio do projeto Clube do Violeiro Caipira de Brasília, e com o apoio da Fundação Cultural Palmares, do Centro de Memória Digital da UnB e da Universidade Federal de Goiás, os trabalhos serão apresentados numa programação que passará na sexta-feira, dia 14, pelo Câmpus II da UFG.

A programação na universidade começa na sexta-feira (14) pela manhã, às 9h30, com a concentração dos “ternos” do moçambique em frente à reitoria da UFG. O cortejo visitará o prédio da Reitoria, passa pelo da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) e termina no Cine UFG, onde será apresentado o DVD na sessão do meio-dia.

Registro

O CD Foi o que me trouxe: moçambique do capitão Júlio Antônio Filho, é centrado nos cantos do moçambique, dança popular de origem africana que hoje mistura várias outras danças, confundindo-se com a congada, e no Reinado do Rosário de Fagundes, auto popular de motivação africana que celebra a coroação de reis. Já o DVD Cê me dá licença: capitão Julinho e o Congado de Fagundes MG tem o foco mais amplo, abrangendo também as funções religiosas conduzidas pela música e pela dança na festa e o trabalho de guia espiritual, embaixador de folia de reis e capitão de moçambique do personagem central, o capitão Julinho, em sua comunidade. Ambos enfatizam a importância da memória ancestral na festa. O CD e o DVD divulgam elementos importantes da cultura popular para o grande público, dando oportunidade para que muitos tenham contato com esta tradição pouco difundida.

Os trabalhos foram realizados por uma equipe composta pelo pesquisador e professor Sebastião Rios, pelo violeiro e pesquisador Roberto Corrêa, pela produtora Juliana Saenger e pelo cineasta Wesley Zaremaré, que se encarregou da gravação e da filmagem durante a Festa do Congado de Fagundes de 2007. Roberto fez a captação de áudio do CD e sua direção musical e participou ainda da captação de áudio do DVD. Zaremaré dirigiu as filmagens do DVD, que tem roteiro assinado por Carolina Santos, Sebastião Rios, Talita Viana e Zaremaré. A equipe registrou as diversas funções da festa, registrando seus cantos e danças.

Projeto

O registro em CD e DVD do Reinado do Rosário de Fagundes são produtos associados ao projeto de pesquisa cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFG Os cantos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, com participação das bolsistas de PIBIC, Carolina Machado Santos e Talita Viana Neves, graduandas em Ciências Sociais. O projeto pesquisa os cantos e embaixadas realizados pelos capitães nas festas do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de algumas cidades/regiões de Minas Gerais e Goiás, em perspectiva histórica, tentando mapear o desenvolvimento da festa do final do século XVIII até a atualidade.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Projeto