noticia4076.gif

Satisfação com novo Internato da FM atinge 86%

Em 25/03/08 07:54.
Dois projetos da Faculdade de Medicina são aprovados por organização internacional: o novo Internato e o Programa de Desenvolvimento Docente

 

O Projeto de Implantação e Avaliação do Novo Internato da Faculdade de Medicina (FM) da UFG na Rede Básica de Saúde em Goiânia, inserido nas diretrizes curriculares do Curso e implantado em 2007, mostrou-se viável em seu primeiro ano de vigência e obteve um grau de satisfação dos internos de 86%. Para o autor desse projeto, o vice-diretor e coordenador do curso da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, o percentual alcançado demonstra que sua implantação foi uma importante decisão da diretoria da FM, e que contribuiu efetivamente para reforçar a integração ensino-serviço e a interdisciplinaridade no trabalho médico.

A avaliação desse projeto, que tem como meta principal aproximar a Academia da Rede Básica de Saúde, foi apreciada e aplaudida em encontro sobre o Programa de Desenvolvimento Docente Para Educadores Médicos da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER) realizado em Fortaleza (CE). Segundo o professor e autor do projeto, Vardeli Moraes, para este ano a proposta é manter a sustentabilidade desse programa na FM, completar a avaliação do Internato e incluir a avaliação do docente e da comunidade onde o novo projeto está ocorrendo.

Outro projeto da Faculdade de Medicina da UFG, aprovado pela FAIMER e apresentado no encontro de Fortaleza, é o Programa de Desenvolvimento do Docente da UFG, de autoria da professora Edna Regina Pereira, coordenadora do Internato. Seus objetivos são implantar um programa de desenvolvimento docente continuado, aumentar o número de docentes envolvidos com educação médica e facilitar a esses docentes a aquisição de conhecimentos em novas metodologias de ensino e avaliação, como está proposto no Projeto Político Pedagógico da FM/UFG.

Este programa está sendo implantado este ano, tendo como tema central Avaliação como Ferramenta de Ensino. Para isso estão programadas três oficinas. A primeira será realizada nos dias 29 e 30 de maio, sobre o tema específico Métodos de Avaliação Prática, com a participação de renomado professor do cenário universitário nacional, a ser ainda convidado.

Poderão participar dessa oficina, que terá 30 vagas, os representantes dos Departamentos da FM, os coordenadores das disciplinas e os membros da Comissão de Educação Médica. A Segunda Oficina será realizada no período de 7 a 9 de agosto, simultaneamente ao II Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste (COENCO). Já a Terceira Oficina está programada para o mês de outubro, em data a ser ainda definida.

Fonte: ASCOM/UFG

Categorias: Projeto