CAPA_RELEASE

TV UFG inicia festejos de 15 anos com novidades na programação

Em 17/04/24 15:36.

Emissora estreia nova identidade visual e sua primeira animação infantil: Minuto Efigênia

CAPA_RELEASE

No dia 14 de dezembro, a TV UFG completa 15 anos no ar e para celebrar a data uma série de ações estão programadas para 2024. As comemorações foram iniciadas oficialmente na segunda-feira (15/4) com o lançamento do selo comemorativo e de uma nova identidade visual, além da estreia do programete Minuto Efigênia, a primeira animação infantil produzida pela emissora.

Inspirado no universo da Universidade Federal de Goiás (UFG), a começar pelo nome, o Minuto Efigênia apresenta ao público infantil uma coruja que traz diversas curiosidades de forma divertida e lúdica. Cada episódio apresenta uma palavra diferente e todo o universo que se relaciona a ela, além de ensinar como se escreve e o sinal da palavra na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com duração de dois minutos cada, os episódios serão exibidos nos intervalos da programação infantil da TV UFG e serão lançados semanalmente nas redes sociais da emissora. Todo o conteúdo dos vídeos estará acessível ao público surdo por meio da tradução para Libras.

Segundo a diretora da TV UFG, Vanessa Bandeira, a estreia do Minuto Efigênia representa um marco na história da emissora que tem um público infantil expressivo. “Ao longo desses 15 anos, a história da TV UFG foi construída por pessoas, desafios, superação e resultados. É uma emissora que busca o crescimento diariamente transformando os aprendizados em inovação. O Minuto Efigênia é fruto de tudo isso! Um esforço coletivo de toda a equipe para entregar ao nosso público infantil um produto educativo que foi produzido pensando em cada detalhe, do roteiro à edição", celebra.

A animação foi lançada na última sexta-feira (12/4) no Departamento de Educação Infantil (DEI) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG. Na ocasião, cerca de 30 crianças com idade entre quatro e seis anos assistiram juntos a três episódios da série e receberam um livro de colorir e uma máscara da corujinha Efigênia.

Novidades na identidade visual

Desde segunda-feira (15/4), a interprogramação da TV UFG também está mais colorida, alegre e jovem. A nova identidade visual que marca o início das comemorações dos 15 anos da TV UFG busca representar a jovialidade, a criatividade e a diversidade de olhares, de vozes, de produções e também de público que tem caracterizado a TV UFG ao longo dos anos.

Marcada pelas cores azul, amarelo, verde, laranja e vermelho, a nova identidade está sendo adotada tanto na programação e nas redes sociais quanto nos materiais impressos da emissora.

A mudança de design traz um aspecto mais dinâmico, divertido e diverso de linguagem visual, buscando se aproximar da audiência e estreitando os laços do público com a emissora. O novo design vem acompanhado também por uma mudança de linguagem, ou seja, na forma como a TV UFG se comunica com a sociedade.

Para a diretora-executiva da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), Silvana Coleta, os 15 anos marcam a trajetória sólida e madura da emissora. “A data representa, mesmo ainda na juventude, uma maturidade que chega com o quinto lugar em audiência em Goiânia, de acordo com dados do Kantar Ibope, com a credibilidade de uma programação qualificada para públicos diversos e com a responsabilidade de continuar lutando pela sustentabilidade de emissoras públicas como a nossa”, afirma.

Mudanças na programação

Além da estreia do Minuto Efigênia e da nova identidade visual, o início das comemorações dos 15 anos da TV UFG também conta com mudanças no Mundo UFG, programa que tem o objetivo de divulgar as iniciativas da Universidade em prol da sociedade. A produção continua sendo exibida ao vivo de segunda a sexta, mas agora com cenário repaginado e em novo horário: das 12h às 12h30.

Logo em seguida, a partir das 12h30, o Conexões aborda assuntos de relevância social com acessibilidade para a comunidade surda por meio da Língua Brasileira de Sinais. O programa jornalístico diário é exibido ao vivo e é apresentado por uma jornalista e por um apresentador intérprete para Libras.

A comemoração dos 15 anos da TV UFG segue ao longo do ano com diversas ações que visam tanto divulgar a programação da emissora quanto demonstrar sua relevância para a comunidade universitária, para a cidade de Goiânia e para todo o País.

Clique aqui para conferir o primeiro episódio do Minuto Efigênia.

Fonte: TV UFG

Categorias: Notícias TV UFG Secom UFG