DSC_0251_capa.jpg

Criada nova modalidade de pós-graduação Lato Sensu

Em 08/04/24 15:10.

Aprovação dos "Treinamentos Avançados" foi realizada na última reunião do Cepec

 

 

Texto: Caroline Pires

Fotos: Marília Sabino

 

Na última sexta-feira, 5/3, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG aprovou uma nova modalidade de pós-graduação Lato sensu, conhecidas usualmente como Fellows. Trata-se de um programa de especialização avançado, voltado para profissionais da saúde, em especial, médicos que já especializados. Na Faculdade de Medicina e no Hospital das Clínicas Ebserh/UFG essas atividades já vinham acontecendo informalmente. Com a alteração da resolução CEPEC n.º 1630/2019, a nova modalidade, na UFG, adotará o nome de Treinamentos Avançados. 

As vagas serão destinadas a candidatos que tenham concluído residência profissional ou curso de especialização. "Essa é uma informação importante, pois existirá um nível de hierarquia também dentro da Lato sensu", pontuou o pró-reitor de Pós-graduação. Os Treinamentos Avançados serão um aprofundamento da especialização já cursada por esses profissionais. "Acreditamos que isso poderá alcançar, em breve, outras áreas do conhecimento para além da saúde. Essa semana mesmo teremos uma reunião para buscar prospectar uma especialização em Tecnologia da Informação", adiantou o pró-reitor. A alteração já havia sido debatida e aprovada na câmara de pós-graduação. 

O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destacou que essa era uma demanda importante e que se fazia urgente para regularizar a prática que já vinha acontecendo. "Com a aprovação confirmamos a institucionalização. Os procedimentos relacionados ao ingresso e a certificação serão encaminhadas e discutidas na câmara. Comemoramos o fato de que com essa modalidade, a UFG passa integrar o rol de outras instituições de ponta que oferecem os Fellows", considerou o vice-reitor. Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, acrescentou que a área na universidade, especialmente após o lançamento da Escola de Pós-graduação, ganhou uma alta visibilidade e importância. "Estamos paulatinamente expandindo a nossa pós-graduação e este é mais um instrumento fundamental para esse salto que estamos vivenciando na universidade", finalizou a reitora. 

 DSC_0254.JPG

CEPEC voltará a se reunir no mês de maio

Categorias: Notícias Noticias