Pauta_Reitoria_05-04-24

Reitora participa de debate sobre as políticas de gestão educacional

Em 08/04/24 09:38.

Mesa-redonda integra 31º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação

Texto e fotos: Ana Paula Vieira

anpae

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, foi uma das palestrantes da mesa-redonda "PNE: políticas e desafios da gestão educacional" na sexta-feira (5/4), no Centro de Aulas D. A atividade está  inserida na programação do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (Anpae), sediado pela UFG e pela PUC Goiás entre os dias 3 e 5 de abril.

Angelita falou sobre a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) que aborda o acesso e a qualidade do ensino superior. Segundo ela, o sistema de universidades federais do Brasil ainda é jovem e necessita de mais amadurecimento. "Do ponto de vista da demanda, ainda é tido como um privilégio, mas temos que dizer: não é um privilégio, é um direito constitucional", ressaltou a reitora.

Do ponto de vista da gestão, Angelita explicou que ela é baseada na autonomia universitária mas ainda faltam dispositivos infraconstitucionais para que essa autonomia seja efetiva. "É claro que isso tem reflexo nos aspectos finalísticos e acadêmicos", completou a reitora.

Entre os desafios, a reitora da UFG elencou: expansão do ensino superior com uma definição estratégica  e articulada ao  desenvolvimento; atratividade do ensino superior; sistema de ingresso e ambientes de ensino mais amigáveis; qualidade do ensino superior e qualidade da gestão.

A pedagoga Simônia Peres e a pró-reitora de Graduação Sonia representaram, respectivamente, as Reitorias do IF Goiano e da PUC Goiás. Simônia falou sobre o desafio da rede federal de educação profissional e tecnológica ao ofertar diferentes níveis, desde a educação básica à pós-graduação, além dos desafios da interiorização e da promoção do acesso, permanência e êxito dos estudantes. A representante da PUC lembrou a pluralidade de naturezas jurídicas existentes entre as instituições de ensino superior e a importância de elas terem suas identidades expressas e identificadas. Ela abordou ainda os desafios do financiamento do ensino, da qualificação do corpo docente, da permanência estudantil e da implantação de tecnologias educacionais que contribuam para o processo de ensino aprendizagem.

A atividade contou com a participação de pessoas de diferentes partes do Brasil e foi mediada pela diretora-executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape), Sandramara Matias Chaves.

anpae

Fonte: Reitoria Digital